Guarani e Portuguesa, dois dos clubes mais tradicionais do futebol paulista, terminaram a Série A2 como destaques negativos. De favoritos na teoria a decepções na prática. Enquanto a Portuguesa sofreu com a ameaça de rebaixamento até a última rodada, o Bugre foi eliminado em casa ao perder por 2 a 0 para o Barretos quando dependia apenas de si para avançar.

 CONFIRA A TABELA E CLASSIFICAÇÃO FINAL DA SÉRIE A2Os dez jogos da rodada final foram disputados simultaneamente na manhã deste domingo. Ao fim da primeira fase, continuam na luta pelo acesso São Caetano, Mirassol, Barretos, Taubaté, União Barbarense, Batatais e Santo André.

Na parte de baixo da tabela, caíram Rio Branco, Marília, Atlético Sorocaba, Independente, Monte Azul e Paulista. VEJA COMO FOI A RODADA FINAL DA COMPETIÇÃOAgora, a competição vai para as quartas de final, em mata-mata.

Com vantagem de decidir em casa, devido à melhor campanha na fase de classificação, São Caetano, Bragantino, Mirassol e Barretos enfrentam, respectivamente, Santo André, Batatais, União Barbarense e Taubaté. Se houver igualdade nos resultados dois jogos, a definição vai para os pênaltis.

Datas e horários dos confrontos serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol no início da semana. Somente os dois finalistas sobem para a elite estadual.

 A rodada começou com três vagas em aberto no G-8. São Caetano, Mirassol, Taubaté e Batatais já estavam garantidos.

Barretos, Santo André, União Barbarense, Guarani, Velo Clube e Votuporanguense ainda estavam na disputa. Os três entraram em campo dentro da zona de classificação.

O Bugre, como tinha duelo direto com o Barretos, também dependia apenas de si. Mesmo empurrado por quase 6,5 mil torcedores, o Guarani ficou pelo caminho.

Com dois gols de Norton no fim do segundo tempo, o Barretos, que precisava apenas de um empate, ganhou por 2 a 0 e de quebra ainda terminou no G-4, com vantagem nas quartas de final. Em 2017, será o quarto ano consecutivo do Bugre na Série A2.

A última participação na elite foi em 2013, quando caiu. Foi a terceira tentativa fracassada de subir do campeão brasileiro de 1978.

Desta vez, se despediu em nono, com 27 pontos, a dois do oitavo colocado Santo André. Na luta conta o rebaixamento, o Penapolense começou no Z-6, mas terminou um ponto à frente do Paulista (23 a 22) graças à vitória em casa por 1 a 0 sobre o Velo Clube e também ao empate sem gols do Galo com o Santo André, no ABC paulista.

Já a Lusa evitou um vexame maior ao empatar por 0 a 0 com o Atlético Sorocaba e se livrar com 24 pontos. Veja os resultados da última rodada da primeira fase:São Caetano 4 x 3 TaubatéMirassol 2 x 1 BatataisPenapolense 1 x 0 Velo ClubeUnião Barbarense 2 x 0 VotuporanguenseGuarani 0 x 2 BarretosPortuguesa 0 x 0 Atlético SorocabaMarília 0 x 0 Monte AzulBragantino 0 x 1 JuventusSanto André 0 x 0 PaulistaIndependente 0 x 0 Rio BrancoConfira os duelos das quartas de final da A2:São Caetano (1º) x (8º) Santo AndréBragantino (2º) x (7º) BatataisMirassol (3º) x (6º) União BarbarenseBarretos (4º) x (5º) Taubaté 
.

Fonte: Globo Esporte