Neymar é o principal nome do futebol brasileiro na atualidade. Coadjuvante de luxo de um Barcelona com Lionel Messi como referência, o camisa 11 é uma das apostas da equipe de Luis Enrique para o clássico contra o Real Madrid, neste sábado, no Camp Nou, às 15h30 (de Brasília) – o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Desde que chegou ao clube em 2013, o brasileiro soma bons números e balançou a rede três vezes, mas é apenas o sexto maior artilheiro do Brasil no clássico mais importante da Espanha. A concorrência é forte, mas Neymar pode se gabar de ter o mesmo número de gols marcados por Romário, que na temporada 1993/94 fez três em um jogo – vitória por 5 a 0 do time comandado por Johan Cruyff contra um Real que tinha Luis Enrique, hoje técnico catalão, como camisa 10.

 Dois atacantes renomados da história do futebol brasileiro encabeçam a lista: Ronaldo e Evaristo de Macedo anotaram seis gols cada. O Fenômeno deixou sua marca quatro vezes com a camisa do time de Madri e duas pelo Barça; Evaristo fez todos pelo clube da Catalunha.

 Dos 13 brasileiros que escreveram o nome na história de Barcelona x Real Madrid com gol, três dividem a segunda posição: Giovanni, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, todos do Barça, marcaram cinco vezes cada (confira a lista completa acima). Os torcedores do Barcelona comemoram mais vezes gols brasileiros.

Ao todo foram 32 bolas na rede do Real Madrid. Pelos merengues, Ronaldo, Canário, Roberto Carlos e Marcelo somam nove.

 Evaristo de Macedo foi o primeiro representante do país sul-americano a marcar no clássico. No dia 26 de outubro de 1958, o atacante do Barcelona anotou três na goleada de 4 a 0, válida pelo Campeonato Espanhol.

Outra curiosidade gira em torno de Roberto Carlos. O lateral-esquerdo, famoso pelas cobranças de falta, foi o único brasileiro a marcar um gol contra.

No jogo de volta das oitavas da Copa do Rei, em fevereiro de 1997, o camisa 3 ajudou o clube catalão no empate por 1 a 1, mas o Real avançou pela vitória por 3 a 2 na primeira partida. LEIA MAIS SOBRE O CLÁSSICO:> Perto do título, Barça recebe o Real com MSN bem mais decisivo que BBC> Brasileiros, inusitados e esquecidos: 10 heróis de Barcelona x Real Madrid> Neymar chega ao 7º Real x Barça com números e atuações de protagonista > Messi x CR7: argentino tem 13 vitórias, mas português deu título em clássico
.

Fonte: Globo Esporte