A CBF trabalha em uma estratégia para tentar convencer o Barcelona a liberar Neymar tanto para a Copa América, que será realizada em junho, nos EUA, quanto para as Olimpíadas, que ocorrerão em agosto, no Rio de Janeiro. Após um primeiro encontro entre Dunga e a diretoria do Barça no CT do clube catalão, está prevista nova reunião para breve. Mas, pelo visto, a missão brasileira tem pouca chance de obter sucesso, apesar de próprio atacante já ter declarado que quer disputar as duas competições.

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, tratou como “impossível” essa possibilidade na tarde deste sábado. – Será muito difícil convencer o Barça de disputar os dois torneios, creio que será impossível.

Somos muito conscientes do que Neymar significa para o Brasil, do que significa a Copa América e também as Olimpíadas. Nosso ponto de vista é que os jogadores têm que ter descanso, recuperação depois de longas temporadas – disse, em entrevista à imprensa brasileira no Camp Nou, horas antes do clássico entre Barcelona e Real Madrid.

A intenção do Barcelona é clara: liberar Neymar somente para os Jogos Olímpicos, onde o craque seria um dos três convocados acima dos 23 anos permitidos pela regra da competição.- Neymar deveria, claro, jogar um campeonato com o Brasil, e creio que as Olimpíadas são perfeitas.

Isso também prejudica o Barcelona, porque o Neymar não poderá fazer a pré-temporada conosco, e possivelmente não poderá começar o Campeonato Espanhol. Mas entendo que será um orgulho para o Brasil ter um jogador como Neymar nas Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Como Rafinha também. Quero que nossos jogadores aproveitem esse evento e sejam campeões, porque o Brasil tem grandes possibilidade de vencer.

Mas nos convencer de liberar Neymar para os dois, será quase impossível. Para um, entendo perfeitamente que Neymar tenha que estar lá – disse o presidente.

Nosso ponto de vista é que os jogadores têm que ter descanso, recuperação depois de longas temporadas”- Posso dizer que nos encantaria que o Neymar jogasse as Olimpíadas. Serão no Rio de Janeiro e, para um esportista como Neymar, ter um título como as Olimpíadas é motivo de orgulho para seu país.

E, para o Barcelona, ter um jogador com Olimpíadas no currículo nos dá uma enorme transcendência a nível internacional. Não sou treinador do Brasil, mas, se fosse, convocaria Neymar para as Olimpíadas – completou Bartomeu.

As Olimpíadas têm um porém. Como não se trata de um dos períodos determinados pela Fifa para amistosos ou jogos oficiais, os clubes não são obrigados a liberar seus atletas com mais de 23 anos, ao contrário do que acontece na Copa América.

Por isso é importante a negociação com o Barcelona, neste caso para que haja a “troca” da liberação de Neymar. O técnico Dunga já indicou que, se tiver de escolher, prefere ter Neymar nas Olimpíadas, por ser em casa e pelo fato de o Brasil ainda não ter essa medalha de ouro.

O comitê organizador da Copa América Centenário, por sua vez, faz pressão para que o craque brasileiro jogue a competição. Neymar é chamariz de todos os anúncios promocionais do torneio.

Presidente do Barça: amistoso com oSantos sairá “mais cedo ou mais tarde”Sobre a renovação com Neymar, que tem contrato até 2018, o presidente do Barcelona preferiu desconversar. Ao mesmo tempo, mostrou-se seguro de que o jogador estenderá o compromisso.

– Combinamos de falar quando acabar o campeonato. Agora estamos muito concentrados, e hoje temos um jogo muito importante.

Faltam praticamente dois meses para terminar a temporada, então estamos muito concentrados. Quando acabar, estou convencido de que Neymar seguirá aqui por muitos anos.

Bartomeu falou ainda sobre o Santos e confirmou a intenção do clube catalão de realizar o segundo amistoso entre as equipes no Brasil, mas não citou datas – o Barça, na verdade, trabalha com a possibilidade de dezembro e janeiro. O dirigente valorizou o mercado brasileiro.

– Temos muito interesse. O Brasil é um país muito importante para nós em termos de mercado, com milhões de torcedores.

Sempre digo que o Brasil é um país de grandes jogadores que jogam por todo o mundo e falam bem de sua terra. Então, queremos ir ao Brasil.

Queremos abrir um escritório comercial em São Paulo. E levar nossa equipe para jogar no Brasil contra o Santos nos daria muito mais visibilidade no Brasil.

Já propusemos várias datas ao Santos nos últimos meses, mas ainda não tivemos resposta, pois não é fácil por questão de calendários. O acordo com o Santos é que enquanto o Neymar estiver no nosso time, podemos jogar o amistoso.

Então, posso dizer que, mais cedo ou mais tarde, o Barcelona estará jogando contra o Santos uma partida amistosa não somente para os torcedores do Santos, mas de todo o Brasil. Que sejamos ainda mais queridos no Brasil.

O talento de Neymar é espetacular. Ele com certeza ganhará uma ou mais Bolas de Ouro, tenho isso muito claro”O presidente também rasgou elogios a Neymar e disse ter certeza de que ele conquistará o prêmio de melhor jogador do mundo.

E se esquivou bem ao ser perguntado se o camisa 11 pode vencer a Bola de Ouro mesmo jogando ao lado de Messi no Barça.- Ao lado de Messi, Busquets, Iniesta, Suárez (risos).

..

Temos a sorte de contar com excelentes jogadores. Sempre digo que, com a equipe que temos, é normal ganharmos muitos títulos e campeonatos a cada ano.

O talento de Neymar é espetacular. Ele com certeza ganhará uma ou mais Bolas de Ouro, tenho isso muito claro.

E, claro, vai rivalizar com seus próprios companheiros, Suárez, Messi, Iniesta, Busquets, Piqué, Ter Stegen, Bravo. São grandes jogadores.

Estou certo de que Neymar ganhará uma ou mais Bolas de Ouro porque é jovem, tem talento e está no melhor time e no melhor clube do mundo para ganhar.
.

Fonte: Globo Esporte