A matemática do Grupo BA última rodada do Paulistão não reserva apenas a luta contra as últimas três vagas no rebaixamento e pela classificação de mais dois times às quartas de final pelo Grupo B. Em jogo também estão duas vagas no Brasileirão da Série D deste ano e outras três para 2017. Para a edição da próxima temporada, Audax, São Bento e RB Brasil podem confirmar as vagas já neste domingo – e isso depende de quem passar no Grupo B.

Entenda abaixo.Pelo regulamento inicial, os dois melhores times do Paulistão – fora das séries A, B e C do Brasileirão – teriam vaga garantida na quarta divisão nacional em 2016.

Mas, como a CBF aumentou para quatro o número de paulistas na Série D, a distribuição mudou. Além disso, os classificados via Paulistão 2016 jogam a competição nacional neste ano e também em 2017.

Para 2016, Linense e Ituano já estão classificados e ganharam a vaga pela campanha na última Copa Paulista. O Elefante foi o campeão do torneio, que teve o Galo de Itu como vice.

As outras duas vagas serão dos dois melhores times do Paulistão, aqueles que chegarem mais longe, e não os times que tiverem mais pontos.  As vagas para 2017 também serão diferentes.

Os três melhores times do Paulistão 2016 terão um lugar na Série D, juntamente ao campeão da Copa Paulista deste ano, que será disputada no segundo semestre. A disputa pelas vagas01Grupo B define representantes na Série DAudax, São Bento e RB Brasil estão próximos da Série D, tanto deste ano, quanto de 2017.

As equipes já estão classificadas às quartas de final do estadual e possuem as três melhores campanhas entre os times chamados pequenos no Paulista. Entretanto, outras equipes também estão no páreo, já que no Grupo B, a classificação ainda está indefinida.

 Novorizontino e São Bernardo brigam por um lugar na competição nacional nos dois anos, enquanto o Ituano pode também se confirmar na Série D de 2017. Mas, caso avancem Palmeiras e Ponte Preta, os clubes de Osasco, Sorocaba e Campinas, respectivamente, serão os times do estado na quarta divisão de 2017, já que seriam os três únicos hoje fora das três primeiros divisões do Brasileiro na segunda fase do Paulistão.

Além disso, dois dos que chegarem mais longe jogarão a Série D também neste ano. Confira a tabela da última rodada do Paulistão.

 Os paulistas no Campeonato BrasileiroOito dos 20 clubes que estão na disputa do Paulistão 2016 estão em divisões nacionais. Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo estão na Série A.

O Oeste é o representante do estado na Série B. Botafogo e Mogi Mirim estão na Série C.

Bragantino (finalista da Série A2), Portuguesa (eliminada na primeira fase da A2), Guarani (eliminado na primeira fase da A2) e Guaratinguetá (rebaixado à quarta divisão paulista) são os outros representantes de São Paulo em nível nacional.
.

Fonte: Globo Esporte