Os momentos dos dois clubes são bem diferentes, mas o clássico entre Barcelona e Real Madrid sempre traz equilíbrio. Apesar de os catalães estarem muito melhores na temporada, os merengues não os deixam se distanciar demais em termos de time. E no raio-X do duelo deste sábado, posição por posição entre os 11 titulares de cada equipe, a vitória do Barça foi apertada: 6 a 4, com um empate entre os croatas Rakitic e Modric.

O jogão começa às 15h30 (horário de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real do GloboEsporte.com a partir das 14h30.

Três jornalistas participaram do raio-X: Ivan Raupp, correspondente do GloboEsporte.com em Barcelona; o espanhol Sergio Gómez López, do jornal madrilenho “As”; e Ledio Carmona, comentarista do SporTV.

Os medalhões Messi, Iniesta, Busquets e Daniel Alves foram unanimidade e fizeram a diferença a favor do Barcelona. Pelo lado merengue, apenas Cristiano Ronaldo teve 100% dos votos – venceu o duelo da ponta esquerda contra Neymar.

– Neymar chegou ao posto de terceiro melhor jogador do mundo, justamente, mas a própria Bola de Ouro definiu: ele ainda está atrás de Cristiano Ronaldo e, claro, Messi. O brasileiro, que viveu momento espetacular recentemente, caiu um pouquinho de rendimento nas últimas semanas e é menos regular do que o português, que continua marcando um caminhão de gols.

Só nesta temporada foram 41 em 38 jogos, média superior a um por partida – justificou Ivan Raupp.Além do quarteto, o Barça obteve mais dois pontos com Piqué e Suárez.

O uruguaio, apesar da excelente fase que vive, não recebeu o voto de Sergio Gómez López. O jornalista espanhol valorizou a temporada de Benzema e votou no empate entre os dois.

– Suárez é um predador de gols, e Benzema é o que os argentinos chamam de “nove e meio”. O francês não é egoísta com o gol e gosta de dar assistências, mas nesta temporada sua versão assistente se somou à versão matador: é o segundo maior artilheiro do Real Madrid (24 gols em 26 partidas).

Eles chegam ao clássico em momentos e formas similares.A Croácia protagonizou o único empate.

Ivan Raupp votou na igualdade, Sergio Gómez López foi em Modric, e Ledio Carmona ficou com Rakitic. O comentarista do SporTV admitiu a dificuldade do confronto e justificou o porquê de ter escolhido o camisa 4 do Barça.

– Os dois são craques, são gigantes, mas Rakitic está vivendo um melhor momento. Ele oferece mais volume de jogo e tem melhor infiltração do que o Luka Modric.

Faltando oito rodadas para o fim do Campeonato Espanhol, o Barcelona é líder com 76 pontos, nove a mais do que o Atlético de Madrid, segundo colocado. O Real Madrid é terceiro, com 66, e o próprio técnico Zidane já jogou a toalha em relação à conquista do título.

Mas o clássico espanhol, talvez o maior do mundo, sempre gera fortes emoções.LEIA MAIS:>>> Na década, Real Madrid tem mais goleadas que o Barcelona no Espanhol>>> Neymar chega ao 7º Real x Barça com números e atuações de protagonista>>> Messi x CR7: argentino tem 13 vitórias, mas português deu título em clássico>>> Brasileiros, inusitados e esquecidos: 10 heróis de Real Madrid x Barcelona
.

Fonte: Globo Esporte