Após eliminar a ameaça de rebaixamento com a goleada por 7 a 2 sobre o Água Santa, a Ponte Preta, aos trancos e barrancos, chega à última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista com foco exclusivo na briga pela classificação às quartas de final. A disputa no Grupo B está acirrada, tanto que a Macaca foi de líder na noite de sábado a quarta colocada ao fim do domingo. Se a posição parece um obstáculo, os cruzamentos do próximo domingo servem de alento e até colocam a Alvinegra campineira em boas condições de avançar.

 VEJA CLASSIFICAÇÃO E TABELA DOS GRUPOSAs cinco equipes da chave têm chance. Entre o líder Palmeiras e o lanterna Ituano, são apenas dois pontos: 21 a 19.

A Macaca também tem 19, mas saldo superior ao Ituano (5 contra -2). São Bernardo, com 20, e Novorizontino, com 21, completam o grupo.

Acontece que, teoricamente, a Ponte tem a tarefa mais tranquila da última rodada: pega o lanterna e já rebaixado Rio Claro. No último domingo, o Galo Azul, já apenas cumprindo tabela, perdeu de 2 a 0 para o Novorizontino.

 Se fizer a sua parte, torcerá por tropeços de dois dos três times que estão à sua frente. E Palmeiras, Novorizontino e São Bernardo não terão vida fácil pela frente.

 O Palmeiras sai para enfrentar o Mogi Mirim, ainda com esperança de evitar o rebaixamento, o Novorizontino visita o Corinthians, sempre forte em Itaquera, enquanto que o São Bernardo encara o ameaçado Água Santa, em Diadema, onde o time da casa precisará da vitória para permanecer na elite. VEJA TAMBÉM:> Gallo se orgulha de Ponte em goleada por 7 a 2 e lembra: “Poderia ser mais”Dois empates nesses três duelos bastam à Ponte – desde que ela faça a sua parte.

Assim, passaria São Bernardo na pontuação (22 a 21), levaria vantagem no número de vitórias sobre o Novorizontino (6 a 5) e, em último caso, disputaria a vaga no saldo de gols com o Palmeiras (tem 5 contra 7 do Verdão). Ainda tem o Ituano, que joga em Campinas contra um RB Brasil já classificado, mas ainda em busca de vaga para a Série D.

 É tudo teoria. Resta ver como será na prática, a partir das 16h de domingo – existe a possibilidade de a Federação Paulista de Futebol antecipar algumas partidas para sábado.

Equilibrado – e para alguns nivelado por baixo, o Grupo B é o único grupo que ainda não tem definidos os confrontos das quartas. No A, será Santos x São Bento, o C terá Audax x São Paulo (ainda com mando a definir), enquanto o D vai de Corinthians x RB Brasil.

 
.

Fonte: Globo Esporte