Barcelona e Real Madrid são conhecidos historicamente pela grande quantidade de estrangeiros no elenco. No confronto deste sábado, no Camp Nou, às 15h30 (de Brasília) – o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real – uma marca expressiva deve ser batida.

Com as prováveis escalações de Luis Enrique e Zidane divulgadas, o duelo poderá contar com dez jogadores sul-americanos entre os titulares, maior número da história do clássico. Do lado do Barça, os seis representantes da América do Sul estão confirmados: o chileno Claudio Bravo, o uruguaio Luis Suárez, os argentinos Javier Mascherano e Lionel Messi, e os brasileiros Daniel Alves e Neymar.

Pelos merengues, Marcelo, Casemiro e Pepe – este naturalizado português – iniciam entre os titulares. A lateral-direita é a única dúvida de Zizou, com Danilo na frente da disputa com Carvajal.

 Caso o lateral brasileiro fique no banco, o jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol iguala a marca de outros dois confrontos, quando Barcelona e Real Madrid se enfrentaram com nove sul-americanos em campo desde o apito inicial, com uma vitória dos merengues e um empate. Em agosto de 2011, pela Supercopa da Espanha, Pepe, Marcelo e Di María foram titulares do time de Madri, enquanto Dani Alves, Adriano, Mascherano, Messi, Alexis Sánchez e Thiago Alcântara (naturalizado espanhol) defenderam os catalães.

Na temporada passada, pelo Espanhol, já com o trio MSN em ação e James Rodríguez com a 10 do Real, a marca foi foi a mesma. Confira os clássicos com mais sul-americanos entre os titulares:02 de abril de 2016 – Campeonato EspanholBarcelona x Real MadridSul-americanos: 10 Barça: Bravo, Dani Alves, Mascherano, Messi, Suárez e NeymarReal: Danilo (?), Pepe, Marcelo e Casemiro14 de agosto de 2011 – Supercopa da Espanha (jogo de ida)Real Madrid 2 x 2 BarcelonaSul-americanos: 9Real: Pepe, Marcelo e Di MaríaBarça: Dani Alves, Adriano, Mascherano, Thiago Alcântara, Messi e Sánchez25 de outubro de 2014 – Campeonato EspanholReal Madrid 3 x 1 BarcelonaSul-americanos: 9Real: Pepe, Marcelo e James RodríguezBarça: Bravo, Dani Alves, Mascherano, Messi, Suárez e Neymar10 de abril de 2010 – Campeonato EspanholReal Madrid 0 x 2 BarcelonaSul-americanos: 8Real: Garay, Marcelo, Gago e HiguaínBarça: Dani Alves, Milito, Maxwell e Messi29 de agosto de 2012 – Supercopa da Espanha (jogo de volta)Real Madrid 2 x 1 BarcelonaSul-americanos: 8Real: Pepe, Marcelo, Di María e HiguaínBarça: Adriano, Mascherano, Messi e Sánchez26 de outubro de 2013 – Campeonato EspanholBarcelona 2 x 1 Real MadridSul-americanos: 8Barça: Dani Alves, Adriano, Mascherano, Messi e NeymarReal: Pepe, Marcelo e Di María
.

Fonte: Globo Esporte