Nas estações mais frias do ano, todo mundo já tem seu jeitinho para enfrentar as baixas temperaturas dentro de casa. As janelas permanecem por mais tempo fechadas, os cobertores mais quentes são colocados em uso e as refeições passam a privilegiar o preparo no forno para aquecer o ambiente inteiro.

O que você não esperava é que pequenos detalhes adotados dentro de cada cômodo podem trazer um pouco mais de conforto térmico. Para isso, o arquiteto Marcelo Rosset indica 10 sugestões para preparar a casa de um jeito prático:

1. Opte por tapetes mais felpudos e de tramas naturais, que tragam conforto térmico para os pés, evitando o contato com pisos muito frios.

2. Invista em um aquecedor portátil para os dias mais frios ou mesmo os aparelhos de ar condicionado com aquecimento.

3. Espalhe algumas mantas de tricô que tenham efeito decorativo nos sofás e que possam ser utilizadas para esquentar quando estiver assistindo à televisão, por exemplo.

4. Priorize as cortinas grossas e persianas bem fechadas que complementam o visual do ambiente e também evitam um pouco a dissipação do calor pelo vidro.

5. Considere ter uma lareira portátil de biocombustível que, além de proporcionar um visual bonito e ser um motivo para a reunião, também aquece o ambiente.

6. Utilize almofadas decorativas com tecidos como lã, tricô ou peles sintéticas que oferecem mais aconchego e calor na hora de sentar ou deitar.

7. Opte por lâmpadas amareladas ou incandescentes em luminárias de mesa, abajures ou iluminação auxiliar que além de luz, também emite calor.

8. Acenda algumas velas pelo ambiente. Além de criarem um clima todo aconchegante, elas também podem ser aromáticas e ter ainda outros benefícios terapêuticos.

9. Invista em torneiras elétricas nas pias da cozinha e dos banheiros para aquecimento da água, além de duchas higiênicas.

10. Cogite usar um revestimento interno de paredes com papéis de parede que também ofereçam conforto térmico e acústico.

Fonte: Bolsa de Mulher