ruigsantos/Shutterstock

Problema extremamente comum entre as mulheres, a candidíase é causada pela proliferação de um fungo chamado e caracterizada por sintomas como coceira na vagina, ardência ao fazer xixi, dores nas relações sexuais e corrimento esbranquiçado e coagulado.

Doenças que atacam o sistema imunológico, uso de antibiótico, corticoides e quimioterápicos, relações sexuais sem camisinha, uso de pílula com alto nível de estrogênio, má higiene íntima e umidade excessiva na região estão entre as principais causas da candidíase.

Se você experimenta alguns destes sintomas, precisa procurar um médico para descobrir o tratamento mais indicado, mas, se quiser aliviar os incômodos enquanto não realiza uma consulta e inicia o combate direto ao problema, pode conhecer algumas maneiras simples para driblar a condição:

PathDoc/Shutterstock

1. Invista em bebidas com lactobacilos vivos, como o tradicional Yakult, que ajuda na regulação da região íntima. Cuidado apenas para não exagerar na dose para não sofrer com problemas intestinais.

2. Iogurte também é uma boa opção de alimento para regular as bactérias naturais do corpo e, consequentemente, aliviar os sintomas da candidíase.

3. Alguns alimentos podem piorar a proliferação fungicida e prejudicar a proteção da vagina. Para evitar o problema e aliviar os sintomas, conheça 11 alimentos que pioram a candidíase.

4. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), a candidíase pode ser transmitida ao parceiro através do sexo sem camisinha. Portanto, evite transar desprotegida neste período.

coka/Shutterstock

5. Procure deixar a região íntima arejada, usando calcinhas de algodão e evitando roupas íntimas de tecidos sintéticos, além saias e calças mais larguinhas.

6. Troque os absorventes higiênicos, tanto íntimo quando o tradicional, a cada 4 horas para evitar a proliferação de bactérias e fungos na vagina.

7. Tente ficar mais calma e combater o estresse, já que a condição também pode piorar o quadro de candidíase por afetar o sistema imunológico, desequilibrando a flora vaginal.

Veja sinais que sua vagina dá de que há um desequilíbrio na sua flora vaginal

Thinkstock

8. Faça banho de assento com Flogo-Rosa, um medicamento vendido em farmácias em envelopes, desenvolvido especialmente para cuidados da vagina e na preservação na flora vaginal.

9. Evite usar por conta própria e sem orientações médicas cremes e pomadas que podem agravar o problema.

10. Passar muito tempo com o biquíni molhado é outro fator que favorece e piora a candidíase. Por isso, não fique mais de 4 horas com a peça úmida.

Cuidados com a região íntima: 

Fonte: Bolsa de Mulher