istock

A revista norte-americana Cosmopolitan divulga um estudo recentemente publicado no jornal Personality and Social Psychology Bulletin que lista os 10 fatores mais decisivos na hora de terminar uma relação amorosa de curto ou longo prazo.

Conheça as razões mais populares para as pessoas serem rejeitadas e veja se alguma delas explica o porquê você não teve tanta sorte nos últimos relacionamentos.

10 principais motivos numa relação de curto prazo

1. Problemas de saúde ou doenças sexualmente transmissíveis
2. Cheiros fortes
3. Falta de higiene
4. Casamento ou outro relacionamento paralelo
5. Vários relacionamentos paralelos
6. Relacionamento abusivo
7. O sexo é ruim
8. O par não é atraente
9. O par é racista ou preconceituoso
10. O par não cuida de si

10 principais motivos em relação de longo prazo

1. Relacionamento abusivo
2. Vários relacionamentos paralelos
3. O par não é confiável
4. Casamento ou outro relacionamento paralelo
5. Problemas de saúde ou doenças sexualmente transmissíveis
6. O par tem problemas com álcool ou drogas
7. O par não é atencioso ou simpático
8. O par negligencia seus interesses
9. Falta de higiene
10. Cheiros fortes

Obviamente, não há nenhum modelo de companheiro perfeito – de ambos os sexos – que se encaixe perfeitamente em qualquer relação. Às vezes, os hábitos de uma pessoa podem se encaixar como uma luva aos seus valores pessoais, mas não com os de outra.

Suas prioridades também podem mudar dependendo da fase de vida que você atravessa ou almeja, e não há problema em aceitar que o tempo transforma não só as relações, como as pessoas também. Você pode, inclusive, agradecer esse processo seletivo, que tem como objetivo primeiro nossa evolução. Ele ajudou nossos ancestrais a escolherem parceiros sem qualidades que pudessem interferir na criação dos filhos e outras preocupações de segurança que poderiam ter impedido a espécie de sobreviver.

É claro que o compromisso é uma característica de um relacionamento saudável. Preste atenção às coisas que você realmente não pode suportar, mas não espere que todos aqueles que você considere se envolver seja absolutamente perfeito.

Fonte: Bolsa de Mulher