vectorfusionart/Shutterstock

Mau humor, inchaço, mal-estar e pouca disposição são apenas alguns dos sintomas bastante conhecidos por quem sofre com a dificuldade em ir ao banheiro. Bem mais frequente entre mulheres do que entre homens, a constipação pode ser combatida ou minimizada com uma combinação de bons hábitos e alimentação equilibrada. Confira abaixo 10 remédios naturais para o intestino indicados pela nutricionista Cris Tozzo:

1. Criar o hábito de beber um pouco de água a cada 3 ou 4 horas é uma maneira natural, muito simples e barata de ajudar o intestino a funcionar corretamente.

Thinkstock

2. Turbine seu cardápio com mais alimentos ricos em fibras e líquidos, como folhas verdes, brócolis, cenoura, maçã, abacaxi, beterraba, melancia, pepino, entre outros. Eles ajudam a expelir os resíduos sólidos e melhoram a circulação, que aumentam as chances de um bom funcionamento do intestino.

3. A prática regular de exercícios físicos também desempenha importante papel na digestão, já que movimentos corporais estimulam contração e relaxamento de músculos, aumentando o fluxo sanguíneo no intestino e, consequentemente, na digestão.

4. A nutricionista ainda recomenda comer duas maçãs cozidas por dia, ao longo de 10 dias, para garantir bom funcionamento do intestino. Confira aqui a receita da geleia de maçã indicada pela profissional.

Boiarkina Marina/Shutterstock

5. Tomar suco verde todos os dias, ou pelo menos 3 vezes por semana, pode melhorar muito a saúde do intestino, segundo a nutricionista. A bebida promove hidratação e é rica em minerais e fitonutrientes que ajudam na limpeza do organismo. E procure sempre variar nos ingredientes, priorizando os vegetais com baixo teor de açúcar.

6. Dormir bem também é essencial para que o corpo descanse e funcione de forma saudável. Segundo a profissional, muitos casos de prisão de ventre estão diretamente ligados a noites mal dormidas.

7. Quando notar que seu corpo anda desregulado, procure relaxar e se desligar do estresse e da ansiedade do dia a dia. Sair da frente do computador, tomar um banho quente, meditar e fazer alongamentos são atitudes que ajudam o organismo a manter o equilíbrio.

ShutterStock

8. Procure um médico e peça indicações de chás com plantas levemente laxativas. A bebida deve ser ingerida com moderação e pode funcionar para eliminação rápida de resíduos, mas não é recomendável transformar em hábito para não deixar o intestino preguiçoso.

9. Tente consumir mais alimentos íntegros, crus e sem cozimento. Verduras, frutas frescas e refeições totalmente vegetarianas ajudam a ingerir o máximo de enzima possível dos alimentos vivos, facilitando a digestão e ajudando no processo de funcionamento melhor do intestino.

10. Consuma mais probioticos e prebioticos naturais. O primeiro consiste em bactérias boas que equilibram a saúde intestinal e podem ser encontrados em alimento como iogurtes, leites fermentados e comidas fermentadas naturalmente. Já os prebióticos são carboidratos não-digeríveis que, quando consumidos, estimulam a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no nosso intestino. Podem ser encontrados em alimentos como cebola, batata yacon, chicória, alho-poró, aspargos e biomassa de banana verde. 

Digestivos: 

Fonte: Bolsa de Mulher