Montagem / Reprodução / Instagram/ realfemachado

Desde o fim de 2014, quando revelou aos fãs sua gravidez, Fernanda Machado serve de inspiração para muitas mulheres ao falar abertamente sobre diversos assuntos relacionados à maternidade. Em 22 de junho de 2015, a atriz deu à luz Lucca, seu primeiro filho, após uma batalha contra a endometriose descoberta enquanto planejava a gravidez.

Em posts bastante detalhados seu perfil no Instagram, Fernanda se mostra uma mãe extremamente dedicada e aproveita o espaço e sua influência para dar dicas para quem quer engravidar, amamentação, cuidados com os bebês e até mesmo revelações pessoais sobre seu novo papel na vida. Confira ensinamentos maravilhosos da famosa para todas as mamães:

Teste de ovulação para engravidar

Fernanda Machado contou com teste de farmácia baratinho que ajuda a saber quando a mulher está ovulando, facilitando a tentativa de engravidar:

Bom dia meninas! Muita gente me perguntando se eu precisei fazer FIV e tbm muitas meninas querendo saber do teste de ovulação de farmácia que comentei no programa da Fátima. Vamos lá, para minha grande surpresa eu engravidei naturalmente e super rápido! Acho que muito por conta da videolaparoscopia que fiz 1 ano atrás e que limpou todos os focos de endometriose, preservou meu ovário direito e deixou tudo certinho para eu engravidar. Mas eu sinceramente já estava meio que preparada para uma FIV, caso eu demorasse para engravidar. E uma coisa que eu achei que ajuda muito para quem está tentando engravidar é saber exatamente qdo vc está ovulando, lá nos EUA vc encontra os testes de ovulação em qualquer farmácia com preço super acessível, deve ser fácil achar aqui tbm, são uns palitinhos que vc faz xixi dias depois da sua menstruação e qdo aparecer 2 risquinhos vc está ovulando!!! Um tempinho depois que fiz o teste de ovulação, fiz o teste de gravidez da farmácia e a maior e melhor surpresa do mundo apareceu nesse bastãozinho!!!! Fiz vários pq não conseguia acreditar!!!! Foi o teste mais emocionante que já fiz na vida!!!!💜💜#euvenciaendometriose #gravidinha #sonhodesermae #testedegravidez #testedeovulação #dicadafe #tentandoengravidar

Acupuntura para engravidar

Um tratamento específico com as agulhas para mulheres que desejam ser mães também fez parte do processo de tentativa de engravidar da famosa:

Acupuntura, Agulhinhas milagrosas! Quero muito dividir essa dica que deu super certo para mim, com todas que estão tentando engravidar. Eu sempre acreditei muito na acupuntura, e ouvi dizer que é excelente para quem está tentando engravidar, então quando tirei meu implante hormonal de progesterona que eu estava usando há quase 2 anos e que bloqueava minha menstruação como tratamento da Endometriose, resolvi fazer algumas sessões de acupuntura na intenção de acordar meus ovários que ficaram adormecidos nesses 2 anos pelo o implante e não ovulavam por todo esse tempo. Coincidência ou não depois de 10 sessões de acupunctura com o Dr. Benedito Tel que foi meu primeiro ginecologista, é homeopata e faço acupuntura com ele há mais de 10 anos, engravidei na minha primeira ovulação, logo após minha primeira menstruação depois da retirada do implante! Me sinto muito abençoada e agradecida! 🙏🙏🙏#euvenciaendometriose #gravidinha #dicadafe #tentandoengravidar

A luta conta a endometriose

Antes de planejar a gravidez, a atriz descobriu que tinha endometriose e fez uma cirurgia que retira pólipos da doença do útero e ovário:

39 semanas!!! Para iniciar essa jornada eu tive que vencer a Endometriose, 2 anos atrás fiz uma videolaparoscopia, no meio de uma novela, para limpar todos os focos da Endo, já planejando embarcar nessa jornada, depois para minha surpresa e alegria eu engravidei na primeira tentativa, naturalmente!!! E assim, essa que tem sido a maior jornada da minha vida se iniciou, eu enjoei, eu vomitei, fiquei sem energia nos primeiros meses, mas depois a energia voltou, o enjôo passou e os quilinhos começaram a chegar, sim, eu engordei um bocado e com certeza não foi somente na barriga e também inchei e como inchei!!!! Eu tive medos, toda mulher que já engravidou sabe a mistura de medo e euforia que é estar grávida, chorei à toa milhares de vezes, mas também dei as minhas melhores risadas! Fiz um filme com ele na barriga, na época ainda achava que o Lucca era Sophia 😂 Até essa surpresa nós tivemos! Estou amando cada segundo que tem sido essa jornada, cada transformação, sentir os chutinhos, os soluços, as contrações de treinamento, não existe nada mais mágico e extraordinário do que gerar um novo ser dentro do meu ventre! Amo estar grávida e estou curtindo muito cada segundo desse finalzinho de gestação com o meu Lucca na barriga, o meu companheiro tão amado e tão gentil dessa jornada tão extraordinária! E pensar que o melhor ainda está por vir!!!! 🙏🙏🙏🙏🙏#babybump #39weeks #mybestjourney #gratidao #omilagredavida #gravidinha #luccanabarriga #euvenciaendometriose

Exercícios na gravidez

A gestação não serviu como desculpa para que Fernanda abandonasse as atividades físicas. Mesmo com barrigão, ela caminhava diariamente uma hora por dia:

Parto normal

Mesmo passando por um processo que levou 18 horas até a chegada de Lucca, a atriz comentou com orgulho sua decisão:

O momento mais lindo e iluminado da minha vida levou 18 horas de trabalho de parto para chegar! Se não fosse o fato de que ele estava numa posição chamada OP posição posterior, a coluna dele estava contra a minha coluna e a cabeça dele de frente para o meu abdômen, o que gera contrações ainda mais doloridas que as normais e dificulta a saída do bebê, se não fosse isso, o fato de que tive um Back Labor, meu parto teria sido com certeza bem mais curto. Foi doloroso sim, foi exaustivo sim, foi difícil sim, mas foi também avassalaDOR e extraordinário, com certeza o dia mais inesquecível da minha vida!!!! Depois de dar à luz ao meu filho sinto que tenho forças para qualquer desafio! Mas só consegui graças ao apoio do meu amor @riskinrio que ficou do meu lado todos os segundos, dos meus pais, da minha sogra, e do dream team que nos guiou o tempo todo, minha médica Dr. Terbell, a melhor enfermeira de SB Jeniffer Crispi e minha doula Ronda, serei eternamente grata!!! E muito obrigada a todos pelas orações e pensamentos positivos!!!! 🙏🙏🙏 #luccachegou #omilagredavida #mymiracle #blessed #luckylucca

As primeiras noites com o bebê

Para manter o pequeno Lucca perto e seguro e ter conforto durante a noite, a famosa optou por colocar um moisés portátil ao lado de sua cama:

Amamentação livre

Mesmo com o dia a dia corrido, Fernanda optou por oferecer leite materno ao seu filho sempre que ele desejasse:

Círculo de amamentação

Fernanda Machado ainda frequentou rodas de amamentação oferecidas pelo hospital. Nas sessões, as novas mamães podiam trocar experiências e tirar dúvidas com auxílio de enfermeiras:

E hoje foi dia de círculo de amamentação, no hospital onde o Lucca nasceu eles oferecem uma vez por semana um encontro entre as mamães que acabaram de ter seus bebês com consultoras de amamentação, é muito bacana, vc entra na sala e vê um monte de mamães com seus bebezinhos recém nascidos no peito, é lindo de ver! Durante 1 hora e meia elas nos orietam, pesam os bebês antes de mamar e depois de mamar, assim conseguimos saber o quanto eles estão mamando, acompanham a mamada nos aconselhando com a pegada do bebê, posições, o que comer e o que fazer para ter mais leite ou com qualquer outra dificuldade e ainda são super carinhosas com a gente dando suporte emocional o que é super importante. Qdo o Lucca nasceu eu acabei não indo pq minha família toda estava aqui e estava dificil para sair de casa e o Lucca pegou o jeito rapidinho!!!! Mas depois dos 3 meses, com o refluxo, ele começou a chorar muito depois das mamadas, o que me assustou pois eu achava que talvez ele estivesse com fome e meu leite não estivesse sendo suficiente pra ele, então resolvi ir ao círculo de amamentação semana passada, elas me tranquilizaram quanto a quantidade do meu leite, me sugeriram posições que ajudam a previnir o refluxo e o choro após mamada desapareceu! 🙌Como é importante ter o suporte e a orientação de pessoas experientes no assunto para seguir amamentando! E assim seguimos para quase 4 meses de amamentação exclusiva! Na foto estão várias Almofadas para amamentar, essa é a minha preferida, pois ela amarra na sua cintura evitando que o bebê escorregue para baixo, depois Faço um post sobre ela! #breastfeeding #amamentação #AMAmentar

Armazenamento de leite

Por ter optado pela amamentação exclusiva até aos 6 meses, a atriz achou necessário armazenar seu leite para ser oferecido ao filho quando precisasse se ausentar:

Só vai entender essa foto quem está amamentando, eu tbm nunca tinha visto uma máquina dessa antes do Lucca nascer. Resolvi postar a maquininha que tiro leite para tentar responder todas as mamães que fizeram várias perguntas no meu último post, a máquina de tirar leite é tão importante para a amamentação que aqui nos EUA os planos de saúde são obrigados a cobrir o custo dela. O meu plano me mandou a minha 1 mês antes do Lucca nascer. Essa que eu uso, chama Medela Advance, custa $150,00 aqui nos EUA, ela é bem compacta, e o mais importante é que ela possui 2 fases para ter a sucção igual a do bebê, por isso ela ajuda muito no aumento do leite, uso com esse top, assim consigo extrair o leite dos 2 seios ao mesmo tempo, e ainda fico com as mãos livres. A maquininha de tirar leite é fundamental pq pode ajudar muito as mamães a não desistirem de amamentar, ela pode auxiliar no aumento do leite, pode auxiliar no esvaziamento do peito no caso das mães que possuem muito leite e assim prevenir possíveis mastites, pode auxiliar as mães que estão com rachaduras no bico do seio, pois o leite pode ser extraído e dado ao bebê numa seringa, copinho, colher ou mamadeira, e obviamente é a única solução para as mães que precisam voltar ao trabalho mas querem continuar amamentando. Na foto tbm coloquei a mamadeira que uso a Comotomo, que tem o formato semelhante ao do seio, com fluxo lento para que o bebê faça um esforço parecido com o que ele precisa fazer para tirar o leite do peito, ela é toda feita de silicone, BPA free, é anti refluxo e promete prevenir côlicas, e gás pois possui um sistema que o bebê não engole muito ar. O valor dela é $ 12,00 aqui nos EUA. E tudo isso para que nós possamos amamentar nossos filhos por muito mais tempo que os curtos 4 meses de licença maternidade!!!! breastfeeding #AMAmentar #amamentaçao #leitinhodamamãe #breastpump #breastpumping #ajudandomamães #breastmilk

   

Crise dos 3 meses

Fernanda Machado revelou ainda que sofreu com dificuldades que apareceram aos 3 meses de Lucca, fase em que o bebê passa a ficar menos tempo no peito, engorda menos e acorda mais durante a noite:

22.12.2015 ✨✨✨ Há 6 meses ele chegou transformando completamente a minha vida! Tenho vivido a maior e melhor aventura de todas que já vivi, estou amando me dedicar somente para ele, esquecer de tudo, às vezes até de mim mesma e ser somente a mãe do Lucca! Foram 40 semanas e 1 dia de uma gestação inesquecível, 18 horas doloridas de trabalho de parto, que me trouxeram o maior amor da minha vida e hoje graças ao apoio e a ajuda de muitos ao meu redor, completamos 6 meses de amamentação exclusiva! Superamos o desafio do início da amamentação, a tal da “crise dos 3 meses na amamentação”, que foi o momento mais delicado pra gente, e hoje tenho certeza que tudo valeu a pena! Aprendi muito até agora, e cada vez mais entendo que na natureza, tudo tem seu tempo e que a PRESSA precisa dar lugar à PACIÊNCIA! E assim, sem pressa, quero seguir amamentando o tempo que ele quiser e que a natureza nos permitir! Peitos fartos e filhos fortes para todas nós!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️ #maternidadereal #maternidade #amamentação #amamentaçãoexclusiva #amamentar #6mesesLucca #omaioramordomundo #breastfeeding #6months

Alimentos sólidos

Depois dos 6 meses de aleitamento, Lucca começou a ingerir seus primeiros alimentos sólidos. Frutas e legumes fizeram parte do cardápio inicial do filho da atriz:

Muita mamãe me pedindo pra dividir um pouco de como tem sido a Introdução Alimentar do Lucca, como já contei por aqui, seguimos com a amamentação exclusiva até os 6 meses. E um pouco antes do Lucca completar 6 meses, ele começou a mostrar interesse por comida, dizem que o bebê está pronto para sólidos quando ele se senta sem apoio, leva objetos até a boca e mostra interesse quando vê alguém comendo, quando o Lucca me via comendo, ele abria e fechava a boca, me imitando mastigar. Começamos com o abacate, aqui só temos aquele abacate pequeno, o avocado, é super saudável, cheio de gorduras boas que os bebês precisam para o desenvolvimento do cérebro e tem textura cremosa e sabor neutro, o Lucca amou logo na primeira mordida! Fui introduzindo frutas e legumes, um de cada vez, pois assim em caso de alergia ficava fácil de identificar qual alimento foi o causador da alergia e agora já estou misturando os legumes e frutas que ele já conhece. Os bebês nascem com uma preferência por sabores adocicados, o leite materno é super doce! Percebo isso claramente com o Lucca, ele adora as papinhas naturalmente adocicadas, as favoritas dele são: abacate com papaya e banana / batata doce, com maçã e cenoura/ abóbora com beterraba e banana. Além dessas papinhas orgânicas que faço em casa e que ofereço para ele na colher, também tenho usado o método “BLW” Baby Led Weaning, ofereço a ele alguns pedaços cozidos em tamanhos que ele consegue pegar com a mão e experimentar sozinho. O Lucca tem aceitado bem praticamente tudo o que ofereço a ele, mas percebi que ainda não está pronto para sabores muito fortes e temperos, fiz uma papinha de lentília com um pouquinho de alho e cebola e ele não curtiu. É importante lembrar que até 1 ano de vida, cerca de 80% dos nutrientes diários do bebê ainda vêm do leite, ou seja, o alimento sólido por enquanto é um complemento, por isso eu não substituo ainda nenhuma mamada pela comida, ofereço o sólido sempre após a mamada, no caso do bebê estar cheio, é melhor que ele recuse a papinha do que o leite. Tem sido uma diversão ver o Lucca descobrindo novos sabores, e apesar de ele estar comendo bem, continua mamando muito, em livre demanda!

Alimentos na gravidez: 

Fonte: Bolsa de Mulher