South_agency/istock

Se desde criança você é adepta a chás naturais para combater os sintomas de resfriados, deve perceber que as receitas da vovó são realmente eficazes e pode saber ainda que existe uma variedade grande de ervas e temperos que ajudam a tratar o problema. Confira abaixo uma lista elaborada pelo site “Rodale Wellness” de plantas e alimentos que aliviam resfriados:

Eucalipto: a inalação do vapor de algumas gotas de óleo essencial da erva colocadas em água fervente pode ajudar a aliviar a congestão nasal e incômodos provocados pelo resfriado.

Pimenta preta: o tempero bastante comum nas cozinhas pode ser aliado no combate ao resfriado por aliviar o catarro que acompanha a condição.

Truque para conservar o manjericão fresco por um ano ou mais

Thinkstock

Manjericão: a erva é conhecida por reduzir sintomas de febres e ainda os incômodos provocados pelos resfriados.

Catnip: conhecida como “erva do gato”, por provocar bem-estar aos felinos, a planta é facilmente encontrada e estimula a transpiração que alivia a febre.

Raiz-forte: boa fonte de vitamina C, o alimento ainda possui compostos que ajudam a aliviar o congestionamento nasal típico dos resfriados.

Capim-limão: a erva já é bastante conhecida por fornecer um bom chá para tratar resfriados, gripes e febres graças a seus efeitos calmantes.

Água com canela emagrece: aprenda a fazer para secar sem nem perceber

D.Shashikant/Shutterstock

Canela: com sabor e aroma marcantes, a especiaria ajuda a aquecer o corpo e combater a congestão nasal.

Alho: outro alimento bastante comum que é poderoso aliado da saúde por ser considerado antiviral, anti-inflamatório e antifúngico, características de um bom remédio natural contra resfriado.

Erva-cidreira: rica em vitamina C, ela pode render um bom chá que, além de aliviar sintomas do resfriado, ainda é poderosa no combate de dores no estômago.

Gengibre: além de induzir a transpiração e aliviar a febre, a raiz também combate outros sintomas do resfriado quando ingerido em chás ou mesmo para fazer gargarejo para dor de garganta.

Existe um momento certo para adicionar orégano ao seu prato

HandmadePictures/Shutterstock

Orégano: além de trazer sabor e aroma extra aos pratos, o tempero ainda pode ser remédio natural contra tosse e resfriado quando preparado em chá ou inalado em forma de vapor.

Alecrim: o tempero de sabor marcante também pode aliviar congestão nasal e resfriados quando produzimos vapor através de óleos essenciais da erva.

Hortelã: além de aliviar sintomas do resfriado, como constipação, a planta ainda ajuda a combater a fadiga, tosse e bronquite.

Remédios naturais: 

Fonte: Bolsa de Mulher