O psicólogo John Gottman é um dos nomes mais influentes e respeitados do mundo quando o assunto é relacionamento. Especialista em analisar e orientar o funcionamento das relações, o professor estudou diversos casais durante os últimos anos e elaborou uma lista de pequenas atitudes que fazem toda a diferença no sucesso do relacionamento. Confira.

#1 Abrace espontaneamente: não precisa de um motivo ou ocasião especial. O conforto do abraço transmite afeto e segurança.

#2 Surpreenda o parceiro com sua comida favorita: um pequeno gesto de atenção que mostra que vocês se importam em agradar um ao outro.

#3 Respeitar as visões de mundo: você pode até não concordar ou querer debater, mas respeitar a vivência do outro é fundamental.

#4 Riam juntos: acredite, rir é o melhor remédio mesmo – até para o relacionamento.

#5 Preste atenção quando o outro fala: demonstre que você está ouvindo e refletindo sobre o que ouviu.

#6 Ofereça ajuda: quando vir que o parceiro precisa de auxílio, ofereça. Esse é o significado primordial de “parceria”.

#7 Façam café da manhã juntos no final de semana: se não der para fazer isso sempre, reservem um dia no final de semana para desfrutar a preguiça juntos.

#8 Pense antes de falar: evite o impulso de dizer coisas sem pensar, sobretudo na hora da raiva. Você pode magoar e ofender a pessoa que gosta sem razão – e esse é um dos principais fatores de desgaste de um relacionamento.

#9 Se animem em dias difíceis: quando o outro estiver em um dia ruim esforce-se para animá-lo. Isso estabelece uma relação de amizade e segurança que fortalecem o relacionamento.

#10 Peça desculpas: quando errar, desculpe-se. Não vale a pena desgastar o relacionamento em algo que pode ser resolvido com um pedido de perdão, né?

#11 Agradeça: demonstrar gratidão quando o outro faz algo por você é uma maneira simples de dizer o quanto você o aprecia.

#12 Responsabilize-se por suas ações e palavras: nada de culpar o outro pelo que você fez.

#13 Deem espaço: é importante lembrar que, apesar do relacionamento, vocês são seres humanos independentes, que precisam de espaço individual. Aprendam a respeitar a vida particular um do outro para poder compartilhar uma vida em comum.

#14 Assuma o comando quando o outro não puder: quando o parceiro estiver estressado ou atarefado de mais, “quebre o galho” para ele. Nada melhor do que saber que você pode contar com o outro na hora do aperto.

#15 Demonstre atração: sentir-se desejada pelo parceiro é uma delícia, certo? Cuidem para que os dois demonstrem paixão e atração sempre.

#16 Diga que ama: não precisa fazer isso toda hora, ou forçar a barra. Mas ouvir (e dizer) o famoso “eu te amo” de vez em quando é bom para todo mundo, né?

28 maneiras de fazer seu próximo relacionamento dar certo

Fonte: Bolsa de Mulher