Resíduos de maquiagem, excesso de oleosidade, poluição e células mortas são algumas das impurezas que podem se acumular na sua pele impedindo a absorção e o resultado esperado dos cremes de tratamento. Para evitar que sua eficiência seja diminuída e você consiga potencializar o efeito de produtos de hidratação ou tratamento da pele, adote dois hábitos semanais.

1. Esfolie
Esfoliar a pele promove a remoção das células sem vida da camada superficial da pele. Além de desobstruir os poros, a esfoliação evita o surgimento de pelos encravados e acne, estimula a circulação sanguínea e melhora a renovação celular. Para fazer em casa, basta esfregar levemente a pele com uma mistura ou creme granuloso. Veja, a seguir, algumas receitas de esfoliantes caseiros.

2. Hidrate com máscara
Mesmo a pele oleosa precisa de hidratação, ou sua condição pode até piorar. Por isso, adote o hábito que fazer uma máscara para hidratar o rosto (com produtos mais leves ou emolientes, dependendo do tipo de pele), pelo menos, uma vez por semana. E as opções de máscaras com ingredientes caseiros e naturais também são bastante eficientes. Conheça abaixo algumas opções.

Receitas de máscaras caseiras

Máscara para hidratação de banana
Junte uma colher de sopa de mel e ½ colher de sopa de maisena. Para preparar, basta amassar a banana e adicionar os outros ingredientes da máscara, misturando até virar uma massa homogênea. Aplique no rosto imediatamente após o preparo e deixe agir por 10 minutos antes de remover com água morna.

Máscara para pele oleosa
O mel ajuda a deixar a pele sedosa, mas sem pesar. A aveia contém aminoácidos que vão acalmar a pele durante a ação da máscara, prevenindo eventuais irritações. O leite é rico em proteínas e aminoácidos e ajuda a revitalizar a cútis. Misture uma colher de sopa de aveia em flocos, uma colher de sobremesa de mel e ½ xícara de leite integral.

Receitas de esfoliantes caseiros

Esfoliante de banana
Rico em vitaminas e minerais que deixam a pele firme, o esfoliante caseiro é preparado com três bananas e uma xícara de açúcar mascavo. Basta colocar os ingredientes em uma tigela e mexer com uma espátula.

Esfoliante para pele seca
O esfoliante feito em casa leva açúcar e um pouco de creme hidratante. A mistura é ótima para peles secas.

Esfoliante para pele oleosa
Solução que recupera o brilho natural da pele e desobstrui os poros, é a mistura de uma lata de abóbora, 1 xícara de bicarbonato de sódio e 1/4 de xícara de mel. Para obter a mistura, basta colocar os ingredientes em um recipiente e misturar com ajuda de uma espátula.

Fonte: Bolsa de Mulher