por Camila Silva

Nossa primeira reação quando algo mancha a roupa é colocar a peça imediatamente embaixo da torneira, certo? Errado! Quando a gente molha o tecido pode fazer com que algumas substâncias acabem se espalhando e fixando ainda mais. Dependendo do tipo de mancha, adote um procedimento diferente.

Remova resíduos antes de molhar

Para começar, absorva qualquer resíduo com um guardanapo ou papel absorvente. Não esfregue, apenas “carimbe” o tecido com o papel o mais rápido possível. Evite também espalhar mais a substância.

Mancha recente

Coloque um pouco de água oxigenada diretamente na sujeira, espere borbulhar e remova o produto com água ou com um pano seco se a ideia for não molhar a peça inteira.

Mancha ressecada

Mais difícil de limpar, se a mancha já estiver seca e se a peça não for de lã ou seda, vale a pena usar também algumas gotinhas de amônia na mancha. Esfregue com um pano para remover o excesso e, em seguida, enxágue bem.

Suor

O que causa a mancha amarelada de suor nas peças de roupa é a ação das bactérias que vivem nas axilas. Quanto mais tempo a gente levar para remover essas marcas da roupa, mais difícil será para se livrar dela depois. Faça uma pastinha de vinagre com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de roupa de molho por 30 minutos e depois lave normalmente.

Fonte: Bolsa de Mulher