Casa limpa é sinônimo de harmonia e tranquilidade. E todo mundo se esforça para ter seu lar em ordem, caprichando mais na faxina de vez em quando, para que tudo fique limpo e cheiroso. Porém, pouca gente percebe que alguns hábitos bastante comuns e corriqueiros só contribuem para que a sujeira se espalhe ainda mais. Conheça alguns deles.

1. Entrar com os pés calçados
Você nem imagina – porque quase não olha para baixo e nem seria capaz de visualizar todos os microorganismos – a quantidade de resíduos nojentos que traz para dentro de casa cada vez que entra com seus sapatos que vêm da rua. Resíduos de coliformes fecais de diversos animais, de saliva de quem adora escarrar no chão, além de restos de comida, baratas mortas e outras imundícies são alguns exemplos.

2. Deixar as janelas abertas
É claro que ninguém gosta de viver fechado dentro de casa, nem em tempos de zika vírus. Porém, se você mantém as janelas abertas quando não tem ninguém em casa, por exemplo, permite que toda a fuligem e poeira da rua tenha acesso direto à superfície de seus móveis, estofados e lençóis sem necessidade. Quando sair, prefira fechar todas as frestas para evitar acumular sujeira desnecessariamente.

3. Puxar a descarga com vaso aberto
Você sabia que um vaso sanitário, quando acionada a descarga e visto em câmera lenta, se assemelha a uma queima de fogos com explosões para todos os lados? E, uma vez que os germes permanecem na privada mesmo após a limpeza, bactérias como a Escherichia coli e salmonella podem voar para o ar e aterrizar no assento, e outras superfícies, a qualquer momento. Tudo porque quando damos descarga, lançamos no ar vestígios de material fecal e bactérias intestinais que são eliminadas através das fezes. Segundo estudos, a bactéria Clostridium difficile, causadora da diarreia, pode ser atirada até cerca de 25 centímetros de distância.

Hora da limpeza:

Fonte: Bolsa de Mulher