Arte Bolsa de Mulher

A medicina chinesa é uma fonte inesgotável de conhecimento para o equilíbrio da mente e do corpo. Entre eles, está a digitopressão ou pressão com os dedos, um tipo de automassagem feito em pontos específicos do corpo que, inclusive, pode ser seu aliado para aliviar o estresse, entre outros incômodos e problemas de saúde.

A psiquiatra e acupunturista Gabriela Lima, da Clínica Singular – Centro de Controle da Dor indica 3 pontos de digitopressão que podem reduzir o estresse, a ansiedade e até te ajudar a dormir melhor.

É importante destacar que esse método é conhecido erroneamente como acupressão, que é outra técnica em que se utilizam agulhas.

“Etimologicamente, a expressão ‘acupressão’ para essa técnica é equivocada, pois ‘acu’ significa agulha e neste caso, não há uso de agulhas”, esclarece a médica.

A técnica é simples, mas, para facilitar a aplicação e garantir a eficácia, trazemos abaixo 3 ilustrações com cada região que deverá ser pressionada.

Vale lembrar que, mesmo sendo uma prática que pode ser feita apenas com os seus dedos, Gabriela ressalta que é importante que você busque orientação de um profissional. Isto porque você estará estimulando pontos energéticos que, se pressionados de maneira errada, podem desequilibrar seu organismo.

“Para cada pessoa, em cada momento de sua vida, haverá um tratamento mais indicado. Portanto, antes de praticar a pressão nestes pontos, é aconselhável passar por um profissional que possa indicar qual é o tratamento mais apropriado”, comenta Gabriela.

Quem não pode fazer 

Gabriela destaca que grávidas e pessoas com doenças cardíacas devem tomar cuidado, pois há pontos que são contraindicados.

“A grávida pode provocar um aborto espontâneo no início da gestação ou acelerar o trabalho de parto se estiver no final”, explica. “Já quem tem um problema cardíaco pode gerar uma alteração na pressão arterial”.

Daí a importância de se consultar com um profissional, como acupunturista, para saber exatamente qual será o melhor método para sua queixa.

Como fazer 

Arte Bolsa de Mulher

Use o polegar ou o indicador para fazer a técnica

Arte Bolsa de Mulher

Você também pode usar o nó dos dedos

Use as pontas dos dedos indicador e polegar. Ou então pressione com o nó dos dedos de maneira forte e vigorosa.

Escolha um ambiente calmo para fazer a técnica.

A médica explica que, para cada pessoa, haverá uma quantidade de pressões específicas – o tempo em que a técnica será aplicada também varia de acordo com a dor sentida por cada indivíduo.

Pontos para acabar com o estresse 

Ponto Yong Quan

Arte Bolsa de Mulher

A massagem pode fazer dormir melhor

Este ponto no pé é o primeiro ponto do meridiano dos rins, chamado Yong Quan.

Quando você se sente estressada, é sinal de que o rim precisa ser tonificado. Massageie esse ponto na sola dos pés, entre o segundo e terceiro dedos, a uma distância de um terço entre a base do segundo dedo e o tornozelo. A massagem pode ajudar a relaxar e até dormir melhor.

Ponto Coração 7

Arte Bolsa de Mulher

Ponto pode ser pressionado para ação antiestresse

Este ponto fica no pulso e, se estimulado, tem o poder de diminuir a ansiedade.

Yin Tang

Arte Bolsa de Mulher

O ponto no centro da testa deve ser pressionado para acalmar

Se você deseja se acalmar, massageie o ponto entre as sobrancelhas, conhecido como Yin Tang.

Fonte: Bolsa de Mulher