Os amigos são tão importantes para o seu bem-estar quanto a família (senão, até mais). De acordo com a revista norte-americana Cosmopolitan, estudos mostram que a força dos relacionamentos mais íntimos estabelece bases para que você possa resistir a tudo mais em sua vida, especialmente o estresse. Mas será que as pessoas que você considera mais próximas podem considerá-la uma boa amiga?

A professora de psiquiatria aa Escola de Medicina de NY e produtora do The Friendship Blog, Irene S. Levine, mostra à Cosmopolitan.com como identificar as melhores amizades, e também algumas dicas sobre como ser a melhor amiga de todas.

1. Você não fica constantemente julgando
Você pode pensar que expressar sua humilde opinião sobre as escolhas de vida de outra amiga, seu guarda-roupas, aparência ou perspectivas de namoro, a está ajudando. Mas na maioria dos casos, as opiniões não solicitadas apenas fazem você parecer crítica e potencialmente ameaçadora. Se você quer manter mais amigos por perto (e ajudá-los a se sentirem confortáveis sendo eles mesmos) tente guardar seus julgamentos.

2. Você é confiável
Você não tem uma só história sequer de decepção no último minuto. Nenhuma vergonha de ter necessidade de se reprogramar tantas vezes por causa de um amigo. Uma boa amizade é baseada em compromisso.

3. Você respeita o fato de que seus amigos têm suas vidas
Aceitar que seus amigos e amigas não vão sempre estar livres quando você quer que estejam (nem devem priorizar suas necessidades acima das delas todos os dias) é essencial. Não conceder espaço suficiente a alguém, nem respeitar suas necessidades de tempo sozinho ou com outros conhecidos (outros significativos incluídas) – pode fazer você sair como sufocante.

4. Você está disposta a fazer concessões
Um relacionamento é uma via de mão dupla, não uma ditadura. Estar disposta a fazer concessões e a encontrar um meio termo mutuamente satisfatório é uma marca registrada de uma best friend.

Você acha que não é uma boa amiga? Saiba que a mudança é possível, levando em consideração quatro maneiras de melhorar suas amizades imediatamente.

Como ser uma amiga melhor

1. Pratique sua habilidade de escuta. Realmente escute o que o amigo(a) com quem está conversando tem a dizer e convença-o de que captou sua mensagem parafraseando de volta o que você ouviu.

2. Estenda sua mão, e a mantenha esticada. Se você tem amigos com os quais parece ter perdido o contato, gaste alguns minutos no início de semana fazendo planos com as pessoas que você deseja manter por perto.

3. Seja atenciosa. Conseguir ficar mais perto das pessoas que você ama requer um pouco de esforço extra. Invista na relação offline e, de verdade, esteja presente.

4. Saia e faça novas conexões. Se você sentir que você não tem pessoas suficientes em sua vida, exerça algumas atividades que você gosta e tente se apresentar a novas pessoas.

Estudo revela:

Fonte: Bolsa de Mulher