Peter Bernik/Shutterstock

Em dias mais frios é normal observar o aumento de transmissão de vírus e bactérias que provocam gripes, resfriados, que resultam em tosses e dores de gargantas. Quem prefere sempre apostar em alternativas naturais de tratamento ao uso de medicamentos certamente conhece os benefícios dos chás para a saúde.

Mas nem sempre é fácil descobrir, diante de tantas variedades de ervas e infusões, quais são as mais indicadas para a melhora da respiração e descongestionamento de vias aéreas. Confira abaixo uma seleção de poderosos chás para aliviar os desagradáveis sintomas de tosses e dores de garganta.

Chá de guaco

ShutterStock

Rica em uma substância chamada cumarina, age com efeito broncodilatador e expectorante, a planta ajuda no tratamento de tosse, asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Para preparar a infusão, basta ferver 1 xícara de chá de folha de guaco amassada em ½ litro de água e abafar por 10 minutos. Coe e tome morno, adoçando com mel, se preferir.

Chá de romã

A casca da fruta pode ser poderosa no alívio dos sintomas de dor de garganta, atuando como um antibiótico natural e anti-inflamatório. Para preparar o chá, basta acrescentar em água fervente 3 colheres de sopa da casca, abafar e esperar amornar.

Chás de gengibre

Maya Kruchankova/Shutterstock

Além de termogênico e ajudar na dieta, o alimento é considerado um remédio natural para dor de garganta e alívio de tosse. Para fazer o chá com a raiz, caramelize em uma panela 4 colheres de sopa de açúcar, acrescente 1 fatia de limão, 2 colheres de sopa de gengibre picado e cravo e canela a gosto. Misture e coloque em 1 ½ litro de água fervente.

Chá de limão e alho

suksawad/Shutterstock

Apesar do gosto menos agradável, mas que pode ser melhorado com adição de mel, a infusão é indicada para combater tosses e dores de garganta. Para preparar, corte em 4 pedaços 2 limões com casca e 4 dentes de alho e ferva em ½ litro de água por 30 minutos. Deixe esfriar e beba em seguida.

Remédios naturais: 

Fonte: Bolsa de Mulher