rawcaptured photography/shutterstock

Manter as baratas longe da sua casa sem precisar usar veneno ou produtos tóxicos é possível. A primeira dica é tentar evitar a presença delas vedando buracos, colocando tela nos ralos nas áreas externas, limpando sempre os restos de comida e mantendo a lixeira e os potes com mantimentos bem fechados, já que elas preferem ambientes quentes, úmidos e escuros.

Mas, se as baratas já apareceram, alguns truques caseiros feitos com ingredientes simples podem ajudar a acabar com elas de vez.

Bicarbonato

marekuliasz/shutterstock

Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e açúcar refinado em partes iguais, coloque em tampinhas de garrafas pet e espalhe pelos cantos da casa, com cuidado para evitar o contato com as crianças e animais. O bicarbonato provoca uma reação química no estômago das baratas, causando a morte delas.

Louro

Ekaterina Kondratova/shutterstock

Pique folhas de louro secas e coloque nos armários e gavetas. O cheiro irá espantar as baratas. A cada duas semanas troque as folhas.

Lavanda

Olga Miltsova/shutterstock

Misture 20 gotas de óleo essencial de lavanda (encontrado em lojas de produtos naturais) em 500ml água e passe nas portas e janelas. A casa irá ficar perfumada, mas as baratas detestam esse cheiro, que funciona como um repelente para elas.

Alecrim 

Dream79/shutterstock

Coloque 2 gotas de óleo essencial de alecrim (também encontrado em lojas de produtos naturais) em chumaços de algodão e deixe pelos cantos da casa, mas sem exagero, para evitar o contato dos animais. Troque a cada dois dias.

Para ver mais detalhes das dicas contra baratas, assista ao vídeo:

Fonte: Bolsa de Mulher