Começar a assumir certas responsabilidades também para adquirir autonomia e experiência de vida é importante para qualquer criança. E existem diversas tarefas ou cuidados pessoais e de organização rotineira que podem ser aprendidos desde cedo de forma lúdica e prazerosa, sem que se tornem uma obrigação chata depois que já saíram do controle.

Cuidar das próprias roupas, por exemplo, como guardar e conservá-las, pode ser uma das primeiras atividades em que os filhos podem participar desde muito pequenos. A seguir, veja sugestões de como tornar algumas tarefas de organização mais divertidas de serem assumidas também pelas crianças.

1. Estimule a separação das peças para lavar
Por exemplo, as muito sujas das mais ou menos. Ou, que uniformes devem ser sempre priorizados, e também a separar as peças brancas das coloridas. Isso pode, inclusive, facilitar na hora de lavar para que a família consiga ligar a máquina apenas quando estiver cheia de peças claras ou escuras.

2. Mostre que o avesso, nessa hora, pode ser bom
As roupas sempre devem ser lavadas pelo lado avesso. Então, por esse motivo, se as crianças entenderem sua função, possam contribuir com a tarefa. E este seria o grande sinal ou “código” para saber quais peças são para lavar ou não: as viradas do avesso já estão condenadas à maquina. Do contrário, precisam ser dobradas e guardadas.

3. Proporcione local para separação
Se você quer atitude, organização e comprometimento dos pequenos, precisa dar ferramentas e elementos de estímulo. Criar os locais (cestos, caixas, portas de armário) próprios para separação das roupas sujas e limpas facilita sua compreensão e interesse. Para as crianças, o importante é haver importância e diversão no que estão fazendo.

4. Ensine a dobrar as peças
Com o mesmo cuidado com quem faz origamis, dobrar as peças de roupa pode ser divertido e interessante. Você ainda pode conseguir um aliado para te ajudar nas arrumações dos armários da casa vez ou outra.

5. Incentive a cuidar do guarda-roupas
Ofereça gavetas e organizadores fáceis de separar e manter as roupas bem cuidadas. Cabides também são boas alternativas quando são fáceis de a criança pendurar.

Fonte: Bolsa de Mulher