Quem já nunca ouviu aquela velha máxima de que você é o que você come? E se engana quem pensa que isso apenas se traduz em quilos a mais ou no desenho mais cheinho da silhueta. Sua pele também se nutre tanto do que vem de dentro quanto de fora. Assim sendo, o que você come afeta diretamente a sua aparência.

1. Evite alimentos pro inflamatórios
Os alimentos que contêm lactose, açúcar e glúten favorecem a inflamação. Se você tem problemas de pele, é aconselhável que você reduza o consumo durante um tempo, ou mesmo, se possível e de forma gradual, tente excluí-los de sua dieta. De acordo com especialistas, algumas das pessoas que eliminaram estes alimentos por um período de duas semanas relataram a diferença porque, ao incorporá-las de novo, sentiram que não lhes fazia bem, causavam mais gases e, em alguns casos, dor de cabeça.

2. Coma somente o chocolate negro
Para algumas pessoas, o chocolate é um tiro no pé caso tenham acne. Porém, alguns estudos têm demonstrado os benefícios do chocolate negro (com um mínimo de 70% cacau) para a pele, embora os benefícios deste alimento para a pele dependerá da reação de cada organismo. Antes de renunciar a qualquer chocolate você poderia tentar comer o realmente bom.

3. Invista em um bom probiótico
Uma boa digestão está relacionada com um bom estado da pele e um probiótico de qualidade vai ajudá-la nessa missão. Peça conselhos ao seu médico. Você pode optar por uma pílula ou por alguma preparação fermentada como kimchi (um prato feito com repolho chinês) ou chucrute. Algumas pessoas resolvem sua contribuição de probióticos tomando um iogurte de baixo teor de açúcar diariamente. Essa é uma opção que funciona para pessoas que não são intolerantes à lactose.

4. Aplique alguns alimentos diretamente sobre a pele do rosto
O iogurte é eficaz como máscara facial, pois hidrata e fortalece a flora da pele. Você também pode adicionar mel, que vai ser de grande ajuda caso você tenha acne ou a pele danificada por efeitos do sol ou de radicais livres. Quando menos processado for o mel, melhores serão os resultados.

5. Duas dicas importantes: limpe a pele uma vez por dia e nunca se esqueça de hidratar por dentro
Um dos maiores erros que as pessoas cometem com a pele do rosto é lavá-la demais. Muitos especialistas recomendam lavar o rosto somente antes de dormir para remover a poluição e sujeira do dia, e pela manhã refrescá-la com um pouco de água e aplicar a  rotina diária de cuidados. Quanto à hidratação, lembre-se que a sede já é um sinal de que seu corpo está sofrendo os primeiros sintomas de desidratação. Não espere até ter sede para beber água durante o dia.

Fonte: Bolsa de Mulher