Hidratação, reconstrução, máscara http://capilar…as mulheres costumam cuidar bastante dos cabelos, mas acabam esquecendo do couro cabeludo. Porém, se a busca é por fios longos e cheios de brilho, cuidar dele é fundamental.

“A base de um cabelo saudável é um couro cabeludo desobstruído, com uma boa circulação”, explica a tricologista Cris Dios, do salão Laces and Hair.

Pode parecer estranho, mas manter o couro cabeludo desobstruído é muito fácil e este cuidado simples estimula o crescimento do cabelo. Veja a seguir 5 erros que você comete sem perceber e as dicas da especialista em cabelos:

Deixar de lavar o cabelo

Muitas mulheres têm preguiça de lavar os cabelos todos os dias (ainda mais no inverno). Porém, ficar muitos dias sem lavá-lo é prejudicial porque acumula oleosidade.

Por isso, se o seu couro cabeludo e o seu cabelo são oleosos, use shampoos e condicionadores específicos para oleosidade e não deixe de lavar os cabelos todos os dias para controlar a oleosidade.

Couro cabeludo úmido

Fungos e bactérias se proliferam em lugares úmidos e é o que acontece quando o couro cabeludo fica úmido. Por isso, quando praticar exercícios, não deixe de lavar os cabelos.

Cris também orienta nunca dormir com os cabelos molhados ou úmidos. Ou seja, além de secar bem os fios, seque o couro cabeludo igualmente bem. Só isso já é capaz de evitar coceiras, caspa e contribui para que os cabelos cresçam saudáveis.

Não diluir o shampoo

Sabia que existe jeito certo para usar shampoo? O produto nunca deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo. O correto é misturar com um pouco de água para que ele não fique impregnado na raiz.

“O certo é umedecer o cabelos e diluir um pouco o shampoo antes de aplicá-lo para que ele espalhe melhor pela cabeça e depois saia sem dificuldade”, comenta a tricologista.

Erros ao lavar o cabelo

Muitas pessoas têm o hábito de colocar o shampoo no topo da cabeça e não espalhar direito, deixando o produto concentrando em um único lugar.

O shampoo deve ser espalhado bem por toda cabela (inclusive próximo a nuca) e pelo comprimento dos fios. Depois disso, é imprescindível enxaguar muito bem o couro cabeludo.

“Os resíduos que vão ficando vão obstruindo o couro cabeludo, então é importante enxaguar bastante para tirar tudo”, afirma Cris.

Além disso, o condicionador só deve ser passado no comprimento dos fios, nunca na raiz do cabelo.

Não cuidar do couro cabeludo 

Outra dica de Cris é fazer detox no couro cabeludo a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês para eliminar resíduos de produtos, poluição e desobstruir os poros.

Para preparar o detox em casa, você só precisa de gengibre, limão e óleos essenciais.

Truque do shampoo: faça na véspera e deixe o cabelo mais lindo do que nunca

Fonte: Bolsa de Mulher