Thinkstock

Cuidar da organização e limpeza de uma casa inteira não é tarefa para uma pessoa sozinha. É preciso que todos colaborem um pouco e entrem na divisão de tarefas. Assim como sobrecarregar a matriarca com todas os afazeres domésticos, repassar essas obrigações para os filhos quando ainda precisam estudar e fazer outras atividades, também pode parecer injusto. Para que ninguém se sinta lesado, e vocês possam dividir melhor essas funções, veja algumas dicas:

1. Desenhe um cronograma
Estabeleça um rodízio de tarefas distribuídas durante uma semana ou um mês. Cada vez, como num ciclo que dá voltas, é o turno de uma pessoa em determinada atividade.

2. Faça um sorteio
Simplesmente, escreva as atividades em pequenos pedacinhos de papel e sorteie para ver quem vai realizar determinada tarefa.

3. Determine recompensas
Estabeleça que determinadas tarefas cumpridas podem ser recompensadas com horas a mais de video-game, televisão ou até outros prêmios como aumento de mesada ou passeios, sobremesas.

4. Proponha a troca
Sugira trocar, então, uma tarefa mais odiada por outra menos onerosa. Por exemplo, você lava a louça, então, que eu cozinho. Você lava as roupas que eu passo.

5. Facilite a vida
Compre produtos de limpeza, organizadores e equipamentos como rodos, vassouras, escovões e luvas que facilitem a tarefa e tornem a responsabilidade um pouco mais convidativa.

Fonte: Bolsa de Mulher