Tomsickova Tatyana/Shutterstock

Todos os pais sabem que educar um filho não é uma tarefa fácil. Conversar, ensinar e manter a disciplina toma muito tempo e exige extrema dedicação. O que dizer, então, de uma casa cheia, com muitas crianças? Se você conhece bem o “drama”, confira boas dicas de educação e organização para pais que têm muitos filhos:

1. Sempre que possível, para evitar a sobrecarga, deixe os filhos mais velhos liderarem conversas e brincadeiras, pedindo ajuda para cuidar dos menores em passeios no parque, no carro, no supermercado e até mesmo dentro de casa.

Amor e ódio: 5 vantagens incríveis + 5 partes chatas de ter irmãos

ShutterStock

2. Incentive o filho mais velho a descrever um brinquedo para o mais novo. A prática lúdica contribui para laços sentimentais e para um maior conhecimento sobre cores, formas e funções dos objetos.

3. Faça uma espécie de rodízio e eleja um dos filhos para ajudar nas decisões da casa, na organização de jogos e até na arrumação dos brinquedos. Assim, todos conquistam boa noção de responsabilidade e harmonia.

4. Na hora de contar histórias, a diferença de idade nem sempre é um empecilho. Os filhos mais velhos podem ficar animados com os relatos e os menores, mesmo sem compreender, podem se divertir com a reunião familiar e com ilustrações dos livros.

5. Brinquedos eletrônicos e videogames podem provocar um abismo de interesse entre os filhos maiores e menores. Opções mais simples e básicas, como cubos, objetos de montar, ricos em cores e formas, podem divertir irmãos de diversas idades e ainda ajudar no desenvolvimento motor e intelectual.

Amor e ódio: 

Fonte: Bolsa de Mulher