A autocrítica pode ser positiva, o único problema é quando ela se torna uma desmedida autoexigência. Seja fiel a si mesma cumprindo as cinco promessas diárias para espantar a desmotivação e levantar o ânimo. É algo que você vai achar ser bem senso comum, mas não por ser simples, são promessas fáceis de cumprir. Experimente:

1. Aceite suas imperfeições. Ninguém é perfeito, e se obrigar a sê-lo pode deixá-la exausta, além de corroer sua autoconfiança. Quando você reconhece suas imperfeições, você concorda que você tem pontos fortes e fracos como todos os outros. Seu conhecimento sobre si mesma é o único que pode fazê-la desfrutar das suas virtudes e ser mais tolerante com suas fraquezas ou “defeitos”.

2. Sempre faça o melhor que puder. Quando você planeja uma meta muito difícil de alcançar deve evitar ficar frustrada se você não a conseguir cumprir. Por isso, é importante que você faça o seu melhor. Se não der certo, pelo menos você vai estar satisfeita com todo o seu esforço. Sua autoestima não depende do resultado final, mas do esforço que você fez, só depende de você.

3. Pare de se comparar com os outros. Não importa se com os seus vizinhos ou os famosos na novela, se comparar com os outros é uma fonte de infelicidade e gerador de ansiedade. Pare já. Você só precisa impressionar a si mesma.

4. Acredite em seu potencial. Em vez de se preocupar com coisas que muitas vezes nunca acontecem, é conveniente você acredite em si mesma, no seu potencial para obter o que se propõe. Mesmo que seja a seu tempo, passo a passo.

5. Silencie o seu crítico interior. Todos têm uma voz interior que é seu pior inimigo e sempre vai tentar convencer do quão ruim você faz algumas coisas. Você não tem que ouvir essa voz e que só tende a destruir sua autoestima e lhe paralisar.

Fonte: Bolsa de Mulher