nevodka/istock

Intolerância à lactose se caracteriza pelo desencadeamento de reações físicas após a ingestão de leite e derivados. A condição é causada pela deficiência no organismo da enzima lactase, responsável por digerir o leite. Quando ela é pouco produzida ou inexistente, esta digestão fica comprometida, causando reações no corpo.

As causas para a intolerância à lactose variam de acordo com o tipo e podem aparecer em pessoas de idade avançada, como resultado de alguma doença, cirurgia ou quimioterapia ou mesmo ser congênita, ou seja, quando a pessoa nasce com o problema. Conheça 5 sinais de que você pode ter intolerância à lactose e ainda não percebeu:

NaturalBox/shutterstock

1. Sentir constantemente dores abdominais mesmo se alimentando corretamente e ingerindo grande quantidade de água pode ser sinal de que você sofre de intolerância à lactose.

2. Se mesmo sem exagerar nas refeições você percebe sensação de inchaço e estufamento, também pode sofrer de intolerância à lactose.

3. Você já cortou feijão e outros alimentos que provocam gases, mas mesmo assim sofre com o problema, talvez seja bom fazer um teste e cortar lactose do cardápio para verificar se não apresenta a condição.

4. Se você percebeu que precisa ir para o banheiro toda vez que consome leite e derivados, saiba que pode sofrer de intolerância, já que a condição tem a diarreia como um de seus principais sintomas.

5. Náuseas e até mesmo vômitos depois de uma simples refeição sem qualquer ingrediente aparentemente nocivo podem indicar também um quadro de intolerância à lactose.

Se você sente que algo não vai bem com o seu organismo e suspeita sofrer com a condição, procure um profissional da saúde e relate os sintomas. O médico então deve pedir exames para verificar possível intolerância e, assim, indicar o tratamento mais indicado para o seu caso.

Receita doce: 

Fonte: Bolsa de Mulher