Oleksandr Malysh/Shutterstock

Quando você vai ao médico, fica constrangida quando ele pergunta sobre o aspecto de suas fezes? Saiba que o questionamento é importante e que você não precisa considerar desagradável o hábito de sempre observar seu cocô, já que ele pode indicar diversos alertas que ajudam a ter uma vida mais saudável. Confira alguns deles abaixo:

1. Se suas fezes são rígidas demais, em pedaços e desconfortáveis de serem expelidas, pode ser sinal de constipação, mesmo se você vai ao banheiro diariamente. A causa mais comum é a baixa quantidade de fibras ingerida através da sua alimentação.

minoru suzuki/shutterstock

2. Se suas fezes estão pretas ou com presença de sangue, pode ser por causa de hemorroidas ou algo mais grave, como úlcera no estômago ou câncer de cólon. Nestes casos é importante informar seu médico sobre o aspecto do cocô.

3. Se suas fezes são moles demais, sem estar sofrendo de diarreia, pode ser indício de doença celíaca, ou seja, a intolerância clínica ao glúten. Exames pedidos por seu médico podem identificar o possível problema.

4. Se suas fezes boiam no vaso em vez de afundar, normalmente é excesso de gases devido à alimentação e não significa exatamente um motivo de preocupação. Mas se o cocô parecer oleoso pode indicar alguma infecção ou inflamação no pâncreas.

EtoileArk/shutterstock

5. Se suas fezes parecem finas demais, como um lápis, por um ou dois dias, não é preciso se preocupar, pois pode se tratar de uma constipação momentânea. Mas se o aspecto for algo comum, procure um médico, pois pode ser sinal de algo mais grave, como câncer no reto.

6. Se suas fezes tiverem aspecto líquido demais e coloração esverdeada, pode ser resultado comum do uso de antibióticos. Nestes casos, a condição exige uma boa hidratação para evitar complicações de saúde.

Médico explica: 

Fonte: Bolsa de Mulher