Preparar a casa para a chegada de um animal de estimação é uma das expectativas mais gostosas dessa vida. Se por um lado, a ansiedade para adoção de mais um membro na família é curtida com muito prazer, a preocupação em saber se ele vai se adaptar ao novo lar pode tirar o sono de algumas pessoas. Para se assegurar que tudo aconteça tranquilamente, preveja as necessidades abaixo.

1. Um lugar para dormir
Você precisa escolher um local onde ele se sinta abrigado, quentinho e protegido. Nem todos os animais têm o hábito de viver toca, mas todos precisam sentir que possuem seu abrigo: uma caminha, caixinha, ou almofada.

2. Espaço livre para usufruir
Se seu novo amigo vai ficar grande quando crescer, você deve prever o quanto de espaço vai precisar. Ele tem hábitos noturnos, aquáticos? Já pensou em como ele conseguirá se exercitar? E, muito importante, onde ele deve evacuar?

3. Utensílios para por a comida
Depois de garantir onde seu pet vai se divertir e descansar, é preciso separar onde você pretender colocar e servir a comida. Além disso, a oferta de água é extremamente importante e alguns animais, como gatos, só se refrescam em fontes de água corrente.

4. Comida e cuidados
Essencial e necessário, você precisa garantir que tem tudo de que seu bichinho precisa para sobreviver. Ração específica para o tipo de animal e, se for um de habitat aquático, todos os tratamentos necessários para a água, por exemplo.

5. Acessórios
Como você vai higienizá-lo, e levá-lo para passear? Ele precisa de uma coleira, guia ou de uma caixa transportadora? Assegure-se de que você tem tudo para se deslocar, caso preciso levá-lo para algum lugar numa emergência.

6. Divisórias ou cercados
Sua casa está preparada para recebê-lo? Você já decidiu em que áreas da casa ele vai poder transitar e como vai fazer para restringi-lo? Pense em estratégias para dividir a casa em setores, caso necessário, e adquira alguns cercados removíveis.

Fonte: Bolsa de Mulher