TinaFields/iStock

É tradição de muita gente começar o dia com uma xícara de café com leite, uma dupla que, apesar de saborosa, tem saído cada vez mais cara para o bolso do brasileiro. Nesta hora, vale saber alguns macetes para evitar o desperdício no preparo, como trocar o leite de vaca por opções feitas em casa e usar a quantidade ideal de pó para um cafezinho de coador. Afinal, economizar o quanto for possível é a melhor forma de não tirar a bebida do cardápio. Aprenda como fazer isso a seguir.

Preparo do café sem desperdício

Se você não sai de casa sem tomar café com leite, saiba que o modo de preparo do café faz toda diferença para não desperdiçar essa preciosa bebida. Fique atento a dois hábitos:

Quantidade de pó x quantidade de água

Nem fraco demais, nem muito forte, a orientação é que você use de cinco a seis colheres de sopa de pó de café para cada litro de água.

Esquente a garrafa térmica

Coloque um pouco de água fervente na garrafa térmica antes de despejar o café. Isso mantém a bebida quente por mais tempo e evita o hábito de desperdiçar jogando o café frio pelo ralo.

Como economizar leite: trocas caseiras

Marcos Ribeiro de Cast/iStock

Fazer o leite em casa pode ser uma forma mais barata de consumir a bebida com o café. Em todas as misturas, a quantidade de água determinará o quanto o leite vai render, por isso, fique atento e faça as adaptações de acordo com sua necessidade.

É importante destacar que a validade dos leites é, de maneira geral, semelhante a do leite longa vida: 3 dias, em média, em geladeira.

Veja sugestões de substituições para o leite de vaca e como fazer cada uma delas:

Leite de coco

Ingredientes

  • 1 xícara de coco seco natural picado (usar a parte branca com a parte marrom que é grudada ao coco)
  • 2 xícaras de água quente

Modo de preparo

Para fazer em casa o leite de coco natural, basta bater a água e o coco no liquidificador por 3 minutos e, depois, coar em um pano de prato limpo. Se precisar, acrescente mais água. Ele deixa o café mais cremoso, encorpado e com um gosto bem peculiar. O aroma também é delicioso.

Leite de arroz

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de arroz branco
  • 1 pitada de sal
  • 8 xícaras de chá de água
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

Em uma panela, ferva o arroz com a metade da medida de água por 15 minutos. Não deixe o grão cozinhar completamente. Ainda quente, bata no liquidificador por dois minutos com o restante da água e o extrato de baunilha. Coe e armazene em garrafas de vidro esterilizadas. Essa opção é sem cálcio e sem lactose.

Leite de amêndoas

Ingredientes

  • 1 copo de amêndoas cruas
  • 4 copos de água filtrada

Modo de preparo

Lave as amêndoas e deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra a água e reserve. Bata em liquidificador adicionando a água lentamente. Quanto mais água na mistura, mais leve é o leite; o contrário também é válido e pouca água resulta em um produto cremoso. Passe a mistura batida em um filtro de pano e conserve em geladeira por até três dias. O preparo garante um sabor único ao café.

Leite em pó

A maior vantagem do leite em pó é o quanto ele rende; com 100 gramas do produto, é possível fazer 1 litro de leite líquido. Pesquise o melhor preço do leite em pó para que a produção seja realmente mais barata.

A validade pode ser de até 30 dias após aberto, período superior em comparação aos leites líquidos.

Fonte: Bolsa de Mulher