Evgeny Atamanenko/Shutterstock

Além de realizar exames e tentar adotar bons hábitos, mulheres que pretendem engravidar precisam cuidar da alimentação para garantir uma gestação segura e saudável. O acompanhamento médico é importante para guiar o melhor caminho, assim como fornecer orientações nutricionais específicas de acordo com cada perfil. E se você está planejando aumentar a família, conheça 7 nutrientes essenciais que precisam estar em seu cardápio:

Ácido fólico: essencial para o bom desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê, o nutriente pode começar a ser consumido através de suplementos antes mesmo de engravidar e é encontrado em alimentos como nozes, feijão, frutas cítricas, couve e espinafre, entre outros.

Dicas certeiras para temperar feijão e conseguir o ponto certo: vai ficar delicioso

Robyn Mackenzie/ShutterStock

Ferro: a deficiência do nutriente no início da gravidez pode ter grande impacto no desenvolvimento cerebral de uma criança, até mesmo a longo prazo, e precisa estar equilibrado no organismo durante a gestação. O ferro pode ser encontrado em alimentos como feijão, sementes de gergelim, lentilhas e espinafre, por exemplo.

Vitamina C: alimentos ricos na vitamina, como laranja, morango, kiwi, manga e mirtilo podem ajudar a induzir a ovulação em mulheres e no aumento de espermatozoide entre os homens. Por isso, uma boa opção para quem planeja engravidar.

Cálcio: o nutriente que colabora para o desenvolvimento ósseo do bebê ainda na barriga pode ser encontrado em alimentos como leite e derivados, brócolis e folhas verdes escuras.

Alena Haurylik/Shutterstock

Vitamina B6: ajuda na regulação hormonal, pode até a combater por antecedência sintomas como enjoos matinais, além de ser importante para o desenvolvimento cerebral do bebê. O nutriente pode ser encontrado em alimentos como frango, peru, espinafre, cenoura, arroz e sementes de girassol.

Zinco: o nutriente é importante para a ovulação e fertilidade na mulher, assim como para a produção de sêmen dos homens. Pode ser encontrado em alimentos como carnes vermelhas, aves, nozes, grãos integrais e laticínios.

Momento mágico: 

Fonte: Bolsa de Mulher