Se você quiser se prevenir da tortura a que estão expostos seus pés no ritmo frenético da vida moderna, precisa adotar certos rituais específicos e tratamentos cosméticos para ajudá-los a resistir a dois dos piores males que podem sofrer: secura e inchaço.

Os pés demonstram dia a dia serem muito resistentes, porém, ao mesmo tempo, também são sensíveis e delicados. Compreensivelmente, esses pilares do corpo são muitas vezes esquecidos até sofrerem de má circulação, calor e deformidade dos dedos porque seus proprietários não lhe dão o cuidado que merecem.

Cuidado, problemas nos pés são muitas vezes o primeiro sinal de  condições médicas mais graves, como a artrite, diabetes e distúrbios circulatórios. Dessa forma, é importante prestar atenção nas condições de seus pés para não chegar a extremos complicados. Comece a cumprir os seguintes hábitos para manter seus pés e tornozelos saudáveis:

1. Use um espelho para ver as solas de vez em quando e examine se você tiver quaisquer feridas, bolhas ou unhas encravadas.

2. Lembre-se de levantar seus pés quando você estiver sentada descansando para ajudar a estimular a circulação.

3. Deixe seus pés cobertos até os tornozelos, de vez em quando, sempre ao final do dia, de molho em água morna.

4. Antes de vestir meias e calçá-los, certifique-se que estão bem secos antes de abafá-los. Cuide, principalmente, das dobras entre os dedos.

5. Faça alongamentos para as pernas e pés. E automassageie as solas e calcanhares diariamente com as mãos, usando um creme ou óleo relaxante. Você também pode utilizar uma esfera ou qualquer bolinha para pisar e massagear.

6. Se você costuma cruzar as pernas ou passar muito tempo sentada, se levante e caminhe ocasionalmente. De preferência, a cada 40 minutos quando na mesma posição.

Fonte: Bolsa de Mulher