Quem gosta e curte ter cabelos compridos já tem seu ritual e segredos que acredita serem fundamentais para suas madeixas. Uma delas, claro, é deixar crescer! E, nessa espera ansiosa, muitos outros cuidados acabam sendo negligenciados, o que faz os cabelos longos sofrerem ainda mais e, consequentemente, demorarem mais para crescer. Conheça a seguir alguns erros bastante comuns que podem estar prejudicando seu cabelo comprido.

1. Evitar ir ao cabeleireiro
Se você tem o cabelo comprido, sabe a dificuldade que é mantê-lo. Isso significa que você deve cortá-lo de vez em quando, em vez de apenas evitar ir cabeleireiro para manter o seu comprimento. Ter as pontinhas dos fios aparadas vai ajudar que seu cabelo cresça mais rápido, mais forte e saudável.

2. Amarrar para trás muito apertado
Puxar seu cabelo longo para trás em um rabo de cavalo pode causar tensão na raiz e machucar o seu couro cabeludo. Além de sentir o desconforto, você pode causar alguma lesão inflamatória se permanecer com ele preso muito forte por muitas horas.

3. Exagerar no spray de fixação
Usar spray de cabelo pode ser bom para manter os fios no lugar, mas o excesso pode causar danos ao cabelo comprido. Como o produto tende a se aglutinar nos fios para dar o efeito de fixação, ele pode deixar o cabelo seco e quebradiço e potencialmente mais propenso à quebra.

4. Pentear enquanto molhado
Seu cabelo é mais vulnerável e frágil quando está molhado, por isso, evite secar com a toalha ou escová-lo de forma muito vigorosa para não causar danos na estrutura das cutículas.

5. Não usar condicionador
O uso do condicionador tem benefícios amplamente reconhecidos: fortalece, suaviza e amacia o cabelo. Se você pula essa etapa, achando que vai fazer o seu cabelo ficar oleoso mais rápido, basta aplicar o condicionador apenas nas pontas.

6. Pentear seu cabelo ao contrário
Sim, a técnica é maravilhosa para dar volume e levantar a raiz dos cabelos, mas também, o ato de pentear os fios ao contrário, pode danificar seriamente o seu cabelo. Como você está, literalmente, penteando o cabelo na direção oposta em que ele nasce e cresce, pode acabar danificando ou enfraquecendo o fio.

7. Usar muito calor
Ferramentas que usam calor para dar estilo ao cabelo podem tirar a umidade natural dos fios e causar danos a longo prazo. Tente usar um spray de proteção contra o calor, os chamados produtos termoprotetores ou termoativados, e tente reduzir o uso de aparelhos como secador de cabelos e chapinha para algumas vezes na semana.

Fonte: Bolsa de Mulher