Se mesmo cansada do dia a dia corrido e se sentindo esgotada você simplesmente não consegue relaxar e ter uma boa noite de sono, saiba que alguns hábitos nocivos que você nem se dá conta podem ser os vilões do seu descanso. Confira coisas que você provavelmente faz antes de ir para cama, mas precisa parar agora se quiser dormir bem e garantir energia e disposição na manhã seguinte:

1. Se você mantém celular e tablet ao lado da cama na hora de dormir, abandone já este hábito. Além de estimular a mente e fazer com que você perca o sono checando mensagens e atualizações, a iluminação de aparelhos eletrônicos ainda comprometem o descanso satisfatório.

Thinkstock

2. O hábito de tomar um chazinho quente antes de dormir pode ser bom desde que você aposte nas ervas corretas para não sofrer com o efeito contrário. Evite chá mate, preto, verde e branco, que são ricos em cafeína que estimulam o corpo e o cérebro, e aposte em infusões com camomila, capim cidreira e outras receitas infalíveis para uma boa noite de sono.

3. A prática de exercícios ajuda a ter uma boa noite de sono, mas deve ser evitada muito próxima da hora de dormir, pois as atividades podem causar picos de adrenalina e pique extra que você preferiria ter de manhã e não antes de ir para a cama.

3. Alimentos que promovem oscilações bruscas da glicemia e prejudicam a qualidade do sono também deve ser evitados momentos antes de ir para a cama. Portanto, fique longe de carboidratos simples, como pães, massas, bolos, balas, chocolates, e etc.

Geber86/istock

4. Se você não tem uma rotina e horário certo para dormir e acordar ou mesmo chega a prolongar demais o sono durante os finais de semana e feriado, saiba que o hábito atrapalha a regularidade do organismo e contribui para noites mal dormidas.

5. Pare de ingerir bebidas alcoólicas pelo menos 4 horas antes de ir para a cama. O efeito do álcool pode parecer inicialmente relaxante, mas depois de metabolizado, as moléculas de álcool causam diversos despertares durante a noite e podem até favorecer a apneia do sono.

6. Beber água e manter a hidratação é importante, mas evite a ingestão antes de ir para a cama para não ter que se levantar durante a noite para ir ao banheiro, atrapalhando assim o seu descanso.

7. Além de trazer diversos prejuízos para a saúde, o cigarro é estimulante e também atrapalha uma boa noite de sono. Se você ainda não conseguiu abandonar o vício do tabagismo, evite fumar pelo menos 3 horas antes de ir para a cama.

Fonte: Bolsa de Mulher