Wojciech Kozielczyk/iStock

Pais de filhos pequenos sabem como pode ser complicada a fase de retirar a chupeta do convívio da criança. Quando a escolha é por chupar o dedo o sofrimento e a dificuldade podem ser ainda maiores, já que não pode ser escondido, jogado fora ou trocado por um presente. Se seu filho chupa o dedo, confira dicas que a psicoterapeuta Jenn Berman sugeriu em reportagem do site “WebMD” para ajudar a criança a abandonar o hábito:

1. Comece tentando limitar o tempo que seu filho chupa o dedo, dizendo que ele deve somente leva-lo à boca no quarto ou em casa e não mais em lugares públicos.

2. Em vez de repreender a criança quando ela estiver chupando o dedo, faça elogios quando ela não estiver com ele na boca.

Alison Conklin/istock

3. Explique para seu filho que, quando ele se sentir pronto para parar de chupar o dedo, ele poderá contar com você para ajudar.

4. Muitas vezes a criança coloca o dedo na boca sem perceber, portanto vale a pena dizer “você está vendo que está chupando o dedo?” quando ele parecer distraído na prática.

5. Em nenhuma hipótese passe pimenta ou outros produtos ruins no dedo da criança. Além de não resultar em nada, trata-se de algo cruel e não indicado pela especialista.

Ivan Jekic/istock

6. Use maneiras criativas para ensinar seu filho que ele está ficando grande e não deve mais levar o dedo à boca. Diga coisas como “você acha que o seu super-herói preferido chupa o dedo?”

7. Evite ainda colocar luvas ou outros objetos para obstruir o dedo. Isso só deixará a criança ainda mais nervosa e ansiosa.

Como tirar chupeta: 

Fonte: Bolsa de Mulher