Você sabia que não obter todos os micronutrientes de que precisa pode ser o grande erro da sua dieta? A maioria delas são construídas em torno de três pilares básicos: 1. a restrição calórica (ou contagem); 2. o ajuste da proporção de diferentes macronutrientes (ou seja, carboidratos, gorduras, proteínas, etc.) e 3. a proibição de certos grupos de alimentos (vegetariano, vegano, sem glúten, crugívero, etc.).

Acredita-se que, ajustando alguns ou todos os itens acima, você vai perder peso e se sentir melhor. Porém, se há um componente nutricional frequentemente negligenciado nessa busca pela perda de peso, é importante garantir que você receba todos o micronutrientes que precisa: vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos.

1. Priorizar comida industrializada

A dieta moderna padrão é pobre em nutrientes. Quando é somente baseada em itens processados ​​e refinados de alimentos industrializados, cheios de adoçantes artificiais, há carência de nutrientes essenciais.

2. Seguir cardápios restritivos

Muitas pessoas seguem o que acreditam ser uma alimentação saudável, quando na verdade eles estão restringindo a variedade dos alimentos que são notoriamente ricos em nutrientes.

3. Investir em comida de baixa qualidade

Alimentos produzidos em solo empobrecido, ou de fontes animais não saudáveis oferecem uma refeição mais pobre em nutrientes e, muitas vezes, carregada de toxinas (o risco do item cinco).

4. Viver sob estado de estresse 

Tensões de qualquer tipo ou natureza pode sequestrar muitos dos micronutrientes de uma dieta. Se por um lado vida pode ser inevitavelmente estressante, por outro existem alguns fatores que podemos controlar. E um deles é o que colocamos no prato.

5. Ingerir muitas toxinas

A intoxicação do organismo pode esgotar rapidamente os nutrientes do seu corpo e aumentar a sua exigência por alguns deles. As toxinas estão presentes nos alimentos e nas bebidas de baixa qualidade, e até em produtos de beleza, como os nutricosméticos.

6. Fazer tratamento medicamentoso 

Inúmeros medicamentos podem impactar nas suas necessidades nutricionais. Por exemplo, aqueles que tomam remédios para controlar desequilíbrios do colesterol ou fazem uso excessivo de antibióticos são frequentemente aconselhados a repor alguns nutrientes essenciais.

7. Sofrer de problemas digestivos

Mesmo que tenha uma dieta nutritiva no geral, se você não consegue digerir, absorver e assimilar o alimento que está comendo, você provavelmente vai ter deficiência de nutrientes. O consumo excessivo de alimentos processados, o estresse e o álcool, ou somente não estar alerta ao que come podem afetar sua capacidade de absorver nutrientes da sua dieta.

Fonte: Bolsa de Mulher