Se a prática de exercícios físicos já faz parte de sua rotina diária e você conhece e experimenta no organismo e na saúde os benefícios das atividades certamente se recusa a abandonar o treino para ficar em casa, deitada no sofá. Em alguns dias, no entanto, é preciso ouvir o corpo e entender que um descanso é necessário, driblando a possível culpa. Conheça algumas razões legítimas para faltar na academia sem nenhum peso na consciência:

1. Se você está com febre não precisa se sentir culpada em faltar na academia. Além de possíveis dores musculares, sua temperatura já estará muito alta e os exercícios só vão piorar a situação. Lembre-se ainda que a febre é sinal de que seu organismo está lutando contra uma doença e você precisa economizar energia para combater o problema.

Quando vale a pena trocar a academia pelo sofá? Saiba como descansar sem culpa

PeopleImages/iStock

2. Uma tosse constante e profunda também te dá passe livre para a falta, pois as atividades físicas podem agravar o problema, especialmente se você apostar em cardio ou outros exercícios que aumentam o ritmo cardíaco e da respiração.

3. Mesmo se você não apresenta nenhum sintoma claro de doença, mas simplesmente não se sente bem, prefira ficar em casa. A sensação pode ser indício de que sua imunidade está um pouco baixa e os exercícios podem atrapalhar o processo de recuperação, fazendo com que você fique mais vulnerável a doenças.

4. Se você começou recentemente a praticar exercícios ou aumentou a intensidade de seu treino, pode, no dia seguinte às atividades, sentir dores fortes pelo corpo. Descansar um ou dois dias neste período não vai atrapalhar seus resultados e é importante para a recuperação muscular.

5. Se você exagerou nas bebidas alcoólicas na noite anterior e hoje experimenta uma ressaca, fuja da academia. Além do mal-estar físico, você certamente estará desidratada e indisposta, impossibilitada de realizar seus treinos com a dedicação necessária.

6. Se você está cansada demais, passa por um período em que o estresse rouba suas preciosas horas de sono, evite ir para a academia. Dormir é essencial para a recuperação da mente e do corpo e se você não descansa o suficiente, pode ficar mais suscetível a dores musculares, diminuição de força e desempenho e até mesmo lesões.

7. Por fim, um bom motivo para faltar na academia é por recomendação médica. Antes de iniciar uma prática esportiva, consulte um profissional da saúde e faça exames para descobrir se deve evitar algum tipo específico de atividade. Se o especialista proibir alguma modalidade, converse com ele sobre as alternativas possíveis para se exercitar.

Fonte: Bolsa de Mulher