ALEXANDER LEONOV/Shutterstock

Nativa da África, a aloe vera é conhecida em todo o mundo como um remédio natural para diversos males e, no Egito antigo, era até chamada de “planta da imortalidade” por causa de seus inúmeros benefícios para cuidados internos e externos do corpo. Confira abaixo as propriedades da aloe vera e como ela pode ser usada a seu favor:

Benefícios da aloe vera para a pele

Yuganov Konstantin/Shutterstock

Com suas propriedades antissépticas e antibacterianas, a planta pode ser usada para curar feridas provocadas por cortes, arranhões, ou picadas de insetos.

A aloe vera ainda pode ser útil no combate contra espinhas, prevenindo surtos na pele e amenizando suas aparências, já que é capaz de reparar rapidamente os tecidos da epiderme.

Incômodos derivados de um bronzeamento excessivo também podem ser tratados com a planta, que age sobre queimaduras e ainda clareia a pele.

Um gel a base de aloe vera também pode trazer benefícios estéticos, rejuvenescendo e reduzindo rugas na pele por garantir hidratação e aumentar a elasticidade.

Até mesmo doenças de pele como psoríase, prurido ou eczema podem ser tratadas com aloe vera, apresentando excelentes resultados.

Benefícios da aloe vera para a digestão

vectorfusionart/Shutterstock

A grande quantidade de fibras presente na planta promove alívio de constipações e tonificam o aparato digestivo.

As propriedades medicinais da aloe vera ainda incluem o tratamento de úlceras, gastrite, inflamações e acidez estomacal.

Benefícios da aloe vera conta tosse

Peter Bernik/Shutterstock

Por ter efeito calmante e anti-inflamatório, a planta ainda é poderosa no alívio de tosse, especialmente quando combinada com mel, formando um xarope natural. Ambos trabalham reparando os tecidos irritados e garantem energia para uma melhor recuperação do organismo, que trata a tosse mais rapidamente.

Cultivo em casa: 

Fonte: Bolsa de Mulher