Poznyakov/Shutterstock

Se você está descontente com o aspecto dos seus cabelos, sente que andam ressecados, mas a falta de tempo e dinheiro não permite longos e caros tratamentos, saiba que pode contar com receitas caseiras de beleza que ajudam a hidratar os fios de maneira eficiente, sem comprometer o orçamento. Confira 8 dicas de máscaras de hidratação para os cabelos para recuperar o brilho e a maciez em casa:

Hidratação dos cabelos com óleo de coco

africa studio/instagram

Passe o óleo de coco pouco a pouco no cabelo seco e deixe agir durante à noite, enquanto dorme, fazendo uma trança ou coque frouxo. No dia seguinte, lave o cabelo normalmente. O produto ainda pode ser turbinado coma lgumas gotinhas óleo de alecrim ou lavanda. Caso você decida fazer a hidratação desde a raiz, passe o óleo de coco fazendo massagem no couro cabeludo e deixe agir por 2 horas ou mais. O método natural é usado por Yasmin Brunet, conhecida por seu “cabelo de sereia”.

Máscara hidratante para cabelos

Dream79/Shutterstock

A receita caseira leva uma combinação de óleos, abacate e babosa e é a aposta de Bruna Marquezine para manter os cabelos sempre lindos. A máscara é rica em proteínas e aminoácidos que nutrem e protegem o couro cabeludo e os fios da radiação solar. Além disso, possui propriedades regeneradoras e ajuda a fechar as cutículas do fio. Confira aqui a receita completa do creme e a forma de aplicação.

Hidratação dos cabelos com vinagre

targovcom/istock

Presente em todos os lares e bastante versátil para preparo de pratos e até limpeza, o vinagre ainda pode ser aliado para hidratação dos cabelos. Para fazer a máscara caseira basta misturar 200 ml de iogurte natural, 2 colheres (chá) de vinagre de maçã e um pedaço de mamão ou uma ampola de vitamina A em um recipiente e aplicar nos fios, massageando a cabeça por 15 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos e enxágue em seguida.

Hidratação dos cabelos com mel

Marie C Fields/istock

Depois de lavar os cabelos apenas com xampu, misture 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de queratina líquida (ou 5 borrifadas), 1 tampinha de Bepantol líquido e a quantidade de máscara que você costuma usar normalmente. Retire o excesso de água dos cabelos e aplique a solução, massageando de cima para baixo. Deixe agir nos fios durante 15 minutos, usando uma touca. Enxague os fios com água, passe protetor térmico e seque. Confira aqui em vídeo o passo a passo do procedimento.

Hidratação dos cabelos com Bepantol

PawelSierakowski/Shutterstock

Lave os cabelos apenas com xampu e tire o excesso de água. Coloque o conteúdo do vidrinho de Bepantol dentro de um borrifador e aplique o produto mecha por mecha, massageando bem. Deixe agir de 5 a 10 minutos e, sem remover o produto, faça a aplicação de uma máscara de tratamento ou hidratação de sua preferência, evitando a raiz. Prenda os fios, deixe a máscara agir por mais 20 a 30 minutos, enxágue e, por último, aplique mais uma vez o Bepantol como um leave-in com ajuda do borrifador.

Hidratação dos cabelos com maisena e leite

minadezhda/Shutterstock

Com os cabelos lavados e úmidos, prepare a seguinte mistura: leve o 1 copo de leite ao fogo, adicione 1 colher de sopa de amido de milho e mexa até virar um creme. Mexa em potinho com 1 colher de açúcar, 1 colher de máscara de hidratação e gotinhas de óleo vegetal. Aplique em mechas com a mistura ainda morna, massageando bem os fios. Coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos. Enxágue bem e finalize com o condicionador.

Hidratação dos cabelos com gelatina

Gelatina para hidratar o cabelo: truque de blogueira deixa fios ultramacios

Thinkstock

Misture de 2 colheres de gelatina com 2 colheres da máscara de hidratação de sua escolha e reserve. Com os fios limpos e úmidos, aplique a mistura com mais 1 colher de água, mecha por mecha, evitando a raiz. Deixe a máscara agir por 30 minutos e enxágue bem com água. Finalize o tratamento com condicionador e leave-in e deixe secar naturalmente.

Hidratação dos cabelos com mel e azeite

Thinkstock

Prepare uma solução com 4 colheres de sopa de mel puro e 8 colheres de sopa de azeite de oliva. Leve ao micro-ondas por 20 segundos e mexa bem. Com os cabelos lavados e úmidos, aplique a máscara do comprimento até as pontas, mecha por mecha. Coloque uma touca e deixe agir por cerca de 30 minutos e lave os fios com xampu e condicionador, em água morna ou fria.

Como cuidar dos cabelos: 

Fonte: Bolsa de Mulher