Buscar se diferenciar do resto, fugir do comodismo, experimentar coisas novas constantemente e saber fazer as perguntas certas vai te ajudar manter seu negócio sempre renovado. Se você faz de tudo que recomendam para desenvolver seu projeto profissional funcione, mas você não consegue os resultados que deseja? O que você precisa é de romper os esquemas e repensar algumas coisas. Ele a sério os próximos oito segredos para ser mais criativa e triunfar na sua carreira.

1. Evite se acomodar. Ser criativa não é difícil, mas é preciso trabalhar constantemente. Em muitas ocasiões, os projetos empresariais não têm sucesso por conveniência, por seguirem o modelo mais fácil.

2. Se atreva. A vida é curta, e a vida do seu projeto é ainda mais. Seu sucesso passa por ser corajosa e olhar em que parte da sua empresa você pode conseguir ser diferente. Se você tem uma pequena ou média empresa, seu sucesso pode ser oferecer algo diferente e para isso você precisa se atrever a ser pioneira.

3. Atue no concreto. Esclareça a raiz do seu negócio: em um só ponto, tente não generalizar seu modelo. O desafio é esse, pois soluções globais são procuradas e a partir dela são geradas ideias vagas difíceis de implementar. O empresário que triunfa pensa de forma concreta e busca a área onde pode fazer diferença: pode ser em produto ou serviço, atendimento ao cliente, apresentação ou embalagem.

4. Cuide dos pequenos detalhes. O segredo nem sempre está no produto ou serviço. Muitas vezes, o sucesso reside em ser criativa com a mensagem, história ou a embalagem sem focar tanto em seu produto ou serviço. Da mesma forma que um restaurante pode vender experiências gastronómicas em vez de apenas comida.

5. Se “autoaplique” um novo questionário. As perguntas de sempre levam às respostas habituais. Se você quer resultados diferentes, você precisa trazer à tona novas questões.
Dessa forma, quando se trabalha com perguntas diferentes, em vez de questões como “Como vender mais?” você faria “Como fazer meus clientes felizes?”, “O que devo fazer para terem um serviço em que se sintam únicos e queiram voltar?”.

6. Gere ideias sem parar. Rompa com o paradigma de buscar a ideia perfeita. Esquece, é um desperdício de tempo. No âmbito da criatividade, a quantidade é mais importante do que qualidade. Pessoas criativas geram muitas ideias em um tempo limitado e entre todas elas, duas ou três são as que servem.

7. Rabisque, prototipe, teste. É fundamental observar e melhorar um produto ou serviço assistindo a interação com o usuário. O protótipo ou ‘piloto’ permite aperfeiçoar a ideia em um ciclo de tentativa e erro, onde a solução é melhorada após o contato com o cliente final, para minimizar a falha antes de sua comercialização.

8. Se lance. No campo dos negócios e da criatividade, é importante não ser uma perfeccionista, e lançar sua ideia o quanto antes. Se os resultados não forem os esperados, você deve tentar aperfeiçoá-la. O sucesso vem da perseverança para lançar novas ideias no mercado constantemente.

Fonte: Bolsa de Mulher