hasan eroglu/Shutterstock

Apesar de ainda ser o tempero mais comum na mesa dos brasileiros, o sal em excesso faz mal à saúde e seu consumo, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), não deve ultrapassar a quantidade diária de 6 gramas. Portanto, se você deseja se alimentar de forma mais saudável sem abrir mão do sabor dos pratos, conheça alguns temperos que podem substituir o sal nas comidas que você prepara:

Alho: além de auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares por sua capacidade de reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial, o tempero ainda possui ação antiviral, antifúngica, antibiótica e aliada contra o câncer de mama. Confira aqui outros benefícios do alho.

Cebola: segundo estudos, quanto maior a ingestão do alimento, mas protegido o organismo se mantém contra cânceres e doenças cardiovasculares. Confira aqui outros benefícios da cebola.

Gengibre: além de ser conhecido por sua ação digestiva e diurética, o tempero de sabor e aroma marcantes ainda é aliado da dieta, previne gripes e combate enjoos. Confira aqui outros benefícios do gengibre.

Pimenta: termogênica, a especiaria é aliada da dieta por acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias, turbina o sistema imunológico e contribui para a boa digestão. Confira aqui outros benefícios da pimenta para a saúde.

Limão: boa opção para temperar saladas e peixes, a fruta rica em vitamina C auxilia na boa digestão, promove limpeza no organismo e ainda ajuda a controlar a pressão arterial. Confira aqui outros benefícios do limão.

Coentro: boa fonte de vitamina C, magnésio, cálcio e fósforo, o tempero perfumado é considerado por muitos um verdadeiro protetor natural das células, além de ajudar na desintoxicação do organismo. Confira aqui outros benefícios do coentro.

Hortelã: com aroma e sabor refrescante, a especiaria é excelente ingrediente para melhorar a digestão e, purificadora, ainda contribui para a saúde bucal. Confira aqui outros benefícios da hortelã e motivos para incluir o alimento no cardápio.

Manjericão: excelente tempero para molhos, o alimento possui diversas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, além de ser rico em vitamina C e K, essencial para a saúde da pele. Confira aqui outros benefícios do manjericão.

Dicas culinárias: 

Fonte: Bolsa de Mulher