Sua menstruação não está normal se te acontecem essas 5 coisas

Thinkstock

No dia em que você esperava o início de um novo ciclo menstrual, de repente se depara com um atraso inédito e começa a ficar preocupada com uma possível gravidez, mesmo tendo acreditado ter tomado todos os cuidados necessários. Antes de se desesperar, saiba que existem outras causas que provocam atraso na menstruação e que não estão relacionadas a uma gestação:

1. Um atraso nas menstruações seguintes à menarca é normal porque o organismo pode demorar até cinco anos para se adaptar, já que o sistema reprodutor da menina ainda está em fase de amadurecimento.

2. O uso prolongado da pílula anticoncepcional também pode causar o atraso na menstruação porque, após anos de ingestão, o organismo da mulher vai precisar de um tempo extra para adaptar sua produção hormonal. Normalmente, a situação se normalizada em até 6 meses.

VonaUA/Shutterstock

3. Se a mulher está em período de amamentação pode ter atrasos no ciclo, já que libera hormônios que podem inibir a ovulação e, consequentemente, a menstruação.

4. Fatores emocionais também causam impacto no ciclo menstrual. Estresse e ansiedade, por exemplo, desencadeiam a liberação de determinados hormônios que, em grande quantidade, podem provocar atrasos na menstruação.

5. A obesidade pode ser outro fator de menstruação irregular, pois o aumento da gordura corporal pode interferir no funcionamento da hipófise, parte do cérebro que regula a liberação dos óvulos, através da alteração do metabolismo.

6. Você pode não saber, mas a menopausa precoce também pode afetar as mulheres a partir dos 35 anos e tem como sintoma principal o atraso frequente na menstruação.

Crédito: Thinkstock

7. O uso de medicamentos para combater infecções, inflamações, gripes e resfriados também pode desregular a ovulação, provocando atraso na menstruação.

8. Algumas mulheres, ao produzir determinados hormônios em grande quantidade, desenvolvem a Síndrome dos Ovários Policísticos, condição que tem como um dos sintomas a menstruação desregulada ou ausência de sangramento.

9. A tireoide é uma das grandes responsáveis pela produção hormonal do organismo. Quando ela sofre alterações, a tendência é que o restante do corpo sofra impactos. Por isso, vale realizar exames para saber se você sofre de hipo ou hipertiroidismo.

Efeitos do ciclo menstrual: 

Fonte: Bolsa de Mulher