Marjan Apostolovic/Shutterstock

A técnica de digitopressão, ou “pressão com dedos”, é uma tradição da medicina chinesa que representa um jeito poderoso de reduzir dores do corpo sem a necessidade do uso de medicamentos. Com apenas o posicionamento dos dedos indicador ou polegar em pontos energéticos do nosso corpo, é possível acabar com alguns problemas que nos incomodam no dia a dia, entre eles, a cólica menstrual, dores abdominais e até sensação de irritabilidade.

Um ponto específico, localizado na perna, pode ser estimulado para que esses sintomas sejam reduzidos. É importante destacar que a pressão deve ser vigorosa. Cada pessoa deve pressionar a quantidade de vezes e o tempo que for estipulado por um especialista.

Quem ensina a técnica é a psiquiatra e acupunturista Gabriela Lima, da Clínica Singular – Centro de Controle da Dor, que explica qual é o ponto certo para pressionar, contraindicações, entre outros detalhes.

“Às vezes, a pessoa aperta por apenas um minuto e já tem o alívio da dor. Mas, o tratamento é individual e depende de fatores como o histórico de vida da pessoa e sua constituição física”.

A pressão dos dedos deve ser feita no ponto chamado San Yin Jiao. Ele fica localizado na parte interna da perna – e, além de reduzir as dores da cólica, diminui a irritabilidade e o estresse.

Arte Bolsa de Mulher

Aperte com seu dedo indicador ou polegar na região

“Ele fica a quatro dedos acima do maléolo medial, aquele ossinho mais pontudinho perto do tornozelo”, comenta a médica. “Além de aliviar o estresse, reduzir a irritabilidade e acalmar, este ponto pode auxiliar em cólicas menstruais e algumas outras dores abdominais”.

Contraindicação 

Ela destaca que grávidas não devem estimular esse ponto energético. Pessoas que tenham doenças cardíacas também devem ter atenção redobrada na aplicação da digitopressão. O mais recomendado é buscar um especialista que indique a melhor forma de tratamento para cada dor que o paciente sentir.

“A grávida pode provocar um aborto espontâneo no início da gestação ou acelerar o trabalho de parto”, explica. “Já quem tem um problema cardíaco pode gerar uma alteração na pressão arterial”.

Se você tem um machucado na região que é indicada para ser pressionada, evite fazer a digitopressão. “Em geral, os pontos têm maior quantidade de terminações nervosas livres e estrutura celular que pode desencadear uma ação inflamatória”.

Veja abaixo um vídeo que mostra como localizar o ponto San Yin Jiao:

Fonte: Bolsa de Mulher