Christina Aguilera abandonou o cabelo platinado e surpreendeu seus seguidores ao posar com os fios ruivos. Há anos usando o cabelo loiro e mudando apenas o corte, a cantora decidiu radicalizar ao mudar completamente a cor.

Se eu for morena?

Se o cabelo é escuro e a pessoa quer ficar ruiva, o ideal é descolorir os fios antes de aplicar a tintura. Daniele explica que o certo é fazer isso porque a maioria das tinturas abre a cor em apenas três tons. 

Se eu for loira? 

Em mulheres platinadas, como era o caso de Ellen Rocche e de Christina Aguilera, deve ser feita uma pré-pigmentação antes de tingir o cabelo de ruivo. Este procedimento é feito para que não exista o risco do cabelo ficar muito alaranjado ou até mesmo rosa.

Se minha pele for mais clara? 

Daniele Nascimento, técnica da marca Embelleze, explica que os tons de ruivo ideais para quem tem pele muito clara são os alaranjados, como o escolhido por Christina. 

Além de ser uma cor linda, o cabelo ruivo é mais fácil de cuidar do que o cabelo platinado, que resseca muito facilmente.

Se minha pele for mais escura? 

Já as morenas e negras devem optar pelo tom vermelho aberto e cores mais avermelhadas.

Segundo Daniele, existe ainda o ruivo “coringa”, que é o vermelho fúcsia. Trata-se de um ruivo com o fundo levemente rosado que combina com todos os tipos de pele. Quem tem a pele avermelhada ou amarelada, deve evitar o ruivo.

Qual a melhor técnica para pintar? 

Para não danificar muito os cabelos, recomenda-se fazer mechas aos poucos, principalmente se a mulher for morena. Além disso, a colorista Thais Neves, do Werner Coiffeur, explica que o ideal é passar a tintura em uma mecha da nuca para ajudar a saber se a tonalidade vai ficar boa. 

E se eu quiser tingir em casa?​

Por se tratar de uma mudança radical, não é indicado tingir os cabelos em casa, sem a ajuda de um profissional. Porém, se você não tiver tempo ou dinheiro de ir ao salão, é importante ter alguns cuidados. Entre eles, usar creme de tratamento nas duas semanas que antecedem a tintura para nutrir e deixar os fios mais resistentes e ajudar a cor a durar mais. Se o cabelo estiver muito danificado, o creme pode ser usado duas vezes por semana, se não for o caso, só uma. 

É importante também fazer reconstrução capilar a cada 15 dias e só depois de recer o ok do cabeleireiro é que a pessoa pode tingir sozinha. A mulher também não pode esquecer da pré-pigmentação no caso dos cabelos loiros e da descoloração no caso dos cabelos escuros.

Quais produtos ideais para lavar o cabelo? 

Para evitar o desbotamento e fazer com que a cor dure mais, é importante evitar lavar o cabelo todos os dias e fugir dos shampoos anti-resíduos. O certo é optar por shampoos específicos para cabelos tingidos.

Se a mulher for naturalmente ruiva, não tem problema usar shampoos anti-resíduos.

Posso usar secador e chapinha normalmente? 

Antes de usar secador, chapinha ou babyliss, é indispensável passar um protetor témico nos fios para protegê-los do calor. 

Leave-in e protetor solar devem sempre ser passados nos fios para preservar a maciez e a cor.

Como evito que perca a cor?

Para evitar o desbotamento, é importante não usar shampoo anti-resíduos, fazer hidratação e usar uma máscara capilar pelo menos uma vez na semana. Além disso, leave-in e protetor solar para cabelos devem sempre ser passados todos os dias nos fios para preservar a maciez e a cor.

Hidratar de quanto em quanto tempo?

Não só os cabelos ruivos, mas todos os cabelos tingidos precisam ser tratados de uma a duas vezes por semana com uma máscara, porque além de deixar os cabelos bonitos, ajuda a fixar a cor. Daniela também recomenda fazer hidratação a cada 15 dias.

Quando preciso retocar?

O tempo de retoque varia de cabelo para cabelo. O ideal é ir retocando a raiz conforme o crescimento do cabelo para que a coloração natural da pessoa não apareça.

Fonte: Bolsa de Mulher