Thinkstock

É comum que nessa época mais fria do ano, muitos donos de pet fiquem preocupados – com razão – com o bem estar físico de seus bichinhos. Com a previsão de uma frente fria à vista, é bom tomar algumas precauções para que seu animal de estimação fique protegido e quentinho.

Cães

Se você for providenciar um agasalho, capa ou “roupinha” opte por alguma peça que não restrinja nenhum movimento. Não só para que se sinta confortável, mas consiga executar movimentos de corre, pular. Se seu cão precisar sair muito na rua mesmo nos dias chuvosos, pode valer a pena ter aqueles sapatinhos para não molhar as patinhas na chuva.

Gatos

Os felinos são mais independentes, no geral, e encontram rapidamente os locais mais quentes da casa, como em cima de aparelhos eletrônicos, atrás de televisores. Procure não deixá-los fora de casa à noite. Se seu gato tiver uma “caminha”, vale a pena colocar um cobertorzinho a mais para aquecê-lo.

Pássaros

Tome cuidado, principalmente, com pássaros um pouco mais livres, como as calopsitas, pois a mudança brusca de temperatura pode fazer mal. Se for possível, coloque as gaiolas em local bem abrigado nos dias mais frios. Ou, pelo menos, tire da corrente de ar cobrindo com um pano.

Répteis

Se você tem tartarugas ou salamandras, garanta que fiquem em temperatura adequada. Quando as temperaturas caem demais, alguns répteis param de comer. Se isso acontecer com o seu, procure imediatamente um veterinário.

Coelhos

Quem tem roedores consegue ficar um pouco mais tranquilo porque eles costumam resistir a baixas temperaturas. Fique atenta à temperatura da água à noite, para que não fique muito gelada.

Fonte: Bolsa de Mulher