A tireoide é uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e responsável pela produção de hormônios que controlam todo o metabolismo. Portanto, quando ela não funciona corretamente, pode provocar uma verdadeira bagunça no seu organismo. Confira 10 sinais que ajudam a identificar quando algo não vai bem com sua tireoide e procure um médico para indicar exames e realizar um diagnóstico certeiro sobre sua saúde:

1. Ansiedade constante: se você não possui uma prova ou não enfrenta qualquer tipo de problema, mas, ainda assim é acometida por ondas constantes de ansiedade sem motivo saiba que pode estar sofrendo com tireoide hiperativa.

2. Sono: se você sempre dormiu profundamente e garantia seu relaxamento à noite, mas, de repente, começou a rolar na cama e perder o sono sem motivos aparentes, pode estar enfrentando um problema de tireoide. O mau funcionamento da glândula ainda é capaz de causar cansaço e sono ao longo do dia, mesmo após horas de descanso.

3. Intestino preso: se você se alimenta bem, consome fibras e mantém o corpo hidratado, mas ainda assim sofre de constipação, o problema pode também estar relacionado à sua tireoide, já que hormônios produzidos pela glândula também influenciam no sistema digestivo.

4. Cabelos: se seus fios andam quebradiços demais, afinaram e começaram a cair repentinamente, saiba que pode estar sofrendo com desequilíbrio na tireoide que pode até mesmo causar diferenças nos pelos da sobrancelha.

8 fatos que você precisa entender sobre cheiro ruim no sovaco para poder eliminá-lo

Piotr Marcinski/Shutterstock

5. Suor excessivo: se mesmo sem praticar atividades físicas você percebe que anda suando demais, pode estar enfrentando um problema comum de tireoide hiperativa.

6. Memória: quando sua tireoide não trabalha bem, seu cérebro também sofre com as consequências. Perda de memória, falta de foco e dificuldade em se concentrar também são sintomas de problemas na glândula.

7. Menstruação: ciclo desregulado, mais longo que o normal ou muito próximo um do outro também pode ser indício de que a sua glândula da tireoide está prejudicada, incapaz de produzir hormônios suficientes.

Alexander Raths/Shutterstock

8. Gravidez: se você possui problemas para engravidar e não tem histórico familiar que indique algum problema ou mesmo enfrentou abortos espontâneos, saiba que a condição também pode ser provocada por uma tireoide desregulada.

9. Palpitações: o excesso de hormônios da tireoide pode ainda acelerar os processos do corpo e causar até mesmo palpitações cardíacas, como se tivesse tomado várias xícaras de café.

10. Peso: se você não alterou sua alimentação ou rotina de exercícios, mas notou que suas roupas estão mais apertadas do que de costume, mesmo não sofrendo de retenção de líquidos, saiba que a condição pode ser resultado de problemas na tireoide.

Fonte: Bolsa de Mulher