O sonho de muitas mulheres é ter uma boca com lábios volumosos e bem desenhados como das atrizes Angelina Jolie e Alinne Moraes, mas até pouco tempo o botox era a única alternativa e deixava muito artificial.

Agora, a micropigmentação labial promete dar cor e volume aos lábios e desenhar o contorno da boca. Tudo isso sem que a boca fique artificial, já que o procedimento é pouco invasivo e quase indolor, porque é aplicada uma pomada anestésica antes. Caso a mulher queira, também é possível usar tonalidades mais fortes para que o efeito seja semelhante ao do batom.

Como funciona a micropigmentação?

No procedimento, o pigmento escolhido pela cliente pode ser aplicado no contorno da boca e também dentro dos lábios. Na boca, ele é aplicado para dar mais cor e, consequentemente, um aspecto mais jovial, já que é comum os lábios irem perdendo a cor rosada com o passar dos anos. Porém, o intuito não é ter aspecto de batom.

“A escolha do pigmento varia de acordo com a pele da pessoa, quem tem pele branquinha fica bem com cores bem rosadas, nas mulheres negras, eu já uso um outro tipo de rosa”, explica a visagista e micropigmentadora Raphaella Bahia.

Raphaella também usa diferentes tipos de agulha e chega até a combinar diferentes pigmentos para conseguir o aspecto mais natural possível. “Eu faço um contorno bem fininho e depois vou preenchendo os lábios de fora para dentro como um degradê”.

Caso a cliente queira também é possível fazer variações graduais de cor para dar um aspecto de mais volume. “Para dar volume são usados pigmentos mais claros em algumas regiões”, comenta a mestre em pigmentação Vanessa Silveira.

Após um mês, é feita uma revisão do procedimento para observar se é preciso algum retoque ou até mesmo se a cliente quer um preenchimento mais forte. “É mais fácil escurecer, então, na primeira vez, eu sempre faço mais suave”, comenta Raphaella.

Micropigmentação: contorno de boca

O contorno dos lábios é feito para corrigir erros de simetria e imperfeições causadas pelo envelhecimento da pele ou, simplesmente, para deixar os lábios em mais evidência.

“Além de pigmentar os lábios, o uso do dermógrafo, aparelho com agulha que utilizamos durante a realização da técnica, estimula a produção de colágeno”, fala Vanessa sobre o procedimento.

Preço da micropigmentação

As mulheres já conseguem ver resultado na primeira sessão, que pode variar de R$ 900 a R$ 1.800,00, de acordo com o local escolhido para fazer o procedimento. Ele demora entre uma hora e uma hora e meia.

O pigmento utilizado é hipoalérgico, a base de glicerina e só não é indicado para pessoas que usam marca-passo. Diferentemente da tatuagem, ele sai após dois anos. “O pigmento vai saindo a cada 28 dias, que é quando acontece a renovação celular, mas a duração é de até dois anos”, comenta Vanessa.

Os cuidados necessários após a aplicação são lavar a boca após refeições gordurosas, não usar batom, evitar atrito na região, álcool e pimenta nos primeiros dias após a aplicação.

Também é importante manter a região limpa e hidratada, usar pomada cicatrizante nos lábios e não entrar no mar, em piscina ou sauna por uma semana. “É normal criar uma casquinha durante a cicatrização e ela não deve ser arrancada”, complementa Raphaella.

Fonte: Bolsa de Mulher