por Jaqueline Rodrigues

Alguém já deve ter lhe dado essa dica milagrosa: a de colocar uma pílula anticoncepcional dentro do shampoo. Como se nosso couro cabeludo fosse se beneficiar dessa dose de hormônio para fazer o cabelo crescer mais. Não se engane, essa receita caseira é completamente sem fundamento.

A associação que, normalmente, mulheres fazem é que o uso de algumas doses de pílula anticoncepcional pode estimular o crescimento dos pelos. Assim, consequentemente algumas pessoas acham que, colocando a pílula no shampoo, podem fazer com que o cabelo cresça mais rápido. Isso não é verdade, até porque o couro cabeludo não seria capaz de absorver a pílula os hormônios do comprimido, mesmo eles estando dentro do shampoo ou condicionador.

Outra tese seria a de que a progesterona dos anticoncepcionais, bloquearia a ação da testosterona, o hormônio masculino que também está presente no organismo feminino e é responsável pela queda e afinamento dos cabelos. Mas isso também não ocorre na prática, porque a pílula não consegue ter esse efeito de uso tópico, ou seja, apenas passando localmente.