Kninwong/Shutterstock

Quem começa a usar aparelho ortodôntico pode, nos primeiros dias, além de sofrer com dores e incômodos naturais do processo, ainda se assustar com a sensação de que os dentes estão moles e aparentemente “soltos”. Saiba que não se trata apenas de uma impressão, pois o fato realmente acontece.

Aparelho fixo deixa os dentes moles?

auleena/Shuttertsock

Quando os dentes são forçados pelo aparelho fixo a se movimentarem, eles ficam mais moles, mas o processo é comum, passageiro e não traz qualquer prejuízo à saúde bucal. Além disso, os ossos ao redor dos dentes também mudam com o uso do aparelho e, combinado com forças, pressões e alargamentos, os dentes ficam mais moles por um curto período.

A sensação de dentes moles normalmente dura apenas alguns dias depois da colocação ou manutenção do aparelho ortodôntico e o organismo se recupera normalmente, deixando os dentes firmes de novo.

Aparelho fixo mancha os dentes?

Rasulov/Shutterstock

Não é raro encontrar pessoas que usam aparelhos ortodônticos fixos se queixando de pequenas manchas deixadas nos dentes, de cor esbranquiçada, bem ao redor dos bráquetes. O fator se dá pelo acúmulo de placas sobre a região, causado por uma limpeza incorreta e que causa a desmineralização do esmalte dos dentes.

Além da dificuldade de limpar os dentes usando aparelho, outros fatores também podem provocar as manchas brancas, como a própria alimentação do paciente, por exemplo. Questionar o ortodontista sobre as maneiras corretas de higienização, necessidade de limpeza extra com um profissional e até mesmo mudanças no cardápio pode ajudar a evitar o problema.

Vale lembrar ainda que uso de soluções caseiras ou mesmo fitas adesivas de branqueamento não é indicado por especialistas. Se você percebe as manchas nos dentes, procure a melhor avaliação com o seu dentista e conheça os métodos seguros de voltar a ter dentes sem manchas.

Higiene bucal: 

Fonte: Bolsa de Mulher